EXPERIÊNCIA DE MÃES COM A DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM ESCOLAR DE SEUS FILHOS

Resumo





A pesquisa objetivou compreender a dificuldade escolar pela perspectiva de mães, cujos filhos estavam em tratamento psicológico em uma clínica-escola na região Sul do Brasil. Foi realizada uma pesquisa qualitativa de abordagem fenomenológica, com coleta de dadospor meio de entrevista em profundidade. A análise das experiências vividas centrou-seno modelo detranscrição, redução e tematização proposto por Van Manem. A partir desse processo,emergiram unidades de significados que formarama estrutura do tema fenomenológico. Esse tema representou a essência do fenômeno vivido pelas participantes em relação à dificuldade de aprendizagem de seus filhos. Os relatos das mães quanto às experiências infantis mostraram que experiências geracionais, especialmente, as advindas do cuidado materno refletem na educação dos filhos, seja através da reprodução, revivência ou ressignificação, o que pode contribuir para a dificuldade de aprendizagem da leitura e escrita escolar infantil.





DOWNLOADS

Não há dados estatísticos.

Biografias do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Mestra em Saúde e Desenvolvimento Humano pela Universidade La Salle (UNILASALLE), Canoas-RS. Psicóloga Clínica.

##submission.authorWithAffiliation##

Doutora em educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), São Leopoldo-RS.Professora e coordenadora dos cursos de Graduação e Pós-Graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional da Universidade La Salle-RS.

Publicado
2019-07-01
Como Citar
DE SOUZA, Mônica Coutinho; KORTMANN, Gilca Maria Lucena. EXPERIÊNCIA DE MÃES COM A DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM ESCOLAR DE SEUS FILHOS. Práxis Educacional, [S.l.], v. 15, n. 33, p. 278-296, jul. 2019. ISSN 2178-2679. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5287>. Acesso em: 17 jul. 2019. doi: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i33.5287.