A MATEMÁTICA NO PERIÓDICO O PEQUENO LUTERANO NA DÉCADA DE 1940

Resumo





O artigo discute a Matemática presente no periódico O Pequeno Luterano na década de 1940. O periódico foi editado para o público infantil pela Igreja Evangélica Luterana do Brasil, no período de 1939 a 1966. Baseando-se no aporte metodológico da pesquisa histórica, investigaram-se as edições do periódico desta década, cuja finalidade era, de forma lúdica, inserir as crianças na prática religiosa luterana através de histórias, informações e curiosidades de cunho moral e religioso e de formação geral. Os editores propunham desafios matemáticos para desenvolver o raciocínio lógico das crianças e valorizavam as habilidades concretas e abstratas do aprendizado matemático através do cálculo escrito e mental, em forma de atividades lúdicas. Cálculos foram relacionados com a biografia de matemáticos e os conhecimentos matemáticos integrados a histórias de cunho moral e religioso, com o propósito de manter as crianças inseridas na prática religiosa luterana.





DOWNLOADS

Não há dados estatísticos.

Biografias do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSul) Câmpus Lajeado/RS/Brasil. Membro do Grupo de Pesquisas sobre Formação de Professores de Matemática – GPFPMat.

##submission.authorWithAffiliation##

Doutor em Ciências da Educação pela Universidade Pontifícia de Salamanca – Espanha. Professor e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática – PPGECIM da ULBRA/Canoas/RS/Brasil. Líder do Grupo de Pesquisas sobre Formação de Professores de Matemática – GPFPMat.

Publicado
2019-07-01
Como Citar
KUHN, Malcus Cassiano; BAYER, Arno. A MATEMÁTICA NO PERIÓDICO O PEQUENO LUTERANO NA DÉCADA DE 1940. Práxis Educacional, [S.l.], v. 15, n. 33, p. 297-319, jul. 2019. ISSN 2178-2679. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5288>. Acesso em: 19 set. 2019. doi: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i33.5288.