A ATENÇÃO DOS ALUNOS EM SALA DE AULA: UM ESTUDO COM PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL

Resumo





A atenção está envolvida em várias atividades cotidianas, como a emissão de respostas, a adequação de comportamentos ao contexto, a regulação de pensamentos e emoções. Diante disso, este artigo tem como objetivo analisar as concepções que os professores possuem sobre a atenção, visando estabelecer comportamentos característicos que podem ser observados em sala de aula e descrever estratégias utilizadas pelos professores para manter a atenção dos alunos. Para tanto, o estudo tem abordagem qualitativa e pauta-se na observação indireta conduzida por meio da realização de entrevistas com 20 professoras do Ensino Fundamental. Os resultados revelam que para as professoras a atenção está mais fortemente relacionada ao foco ou concentração do aluno, seguida pela motivação que inclui o interesse e o envolvimento nas aulas e a participação nas atividades. As estratégias utilizadas para prender a atenção dos alunos incluem o uso de diferentes recursos, conteúdos significativos, destacando-se a proposição de jogos e brincadeiras. Esses aspectos reforçam a importância da atenção para os processos de aprendizagem e como esta habilidade pode estar relacionada a outros fatores.





DOWNLOADS

Não há dados estatísticos.

Biografias do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente é professora adjunta no Departamento de Metodologia de Ensino e do Programa de Pós- Graduação em Educação do Centro de Ciências da Educação da UFSC e desenvolve pesquisas relacionadas a educação a distância, ao uso de tecnologias na educação, aos jogos eletrônicos e aos aspectos didáticos do processo de ensino e aprendizagem.

##submission.authorWithAffiliation##

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Membro do Grupo de Pesquisa Edumídias.

Camila Meurer Jacob

Mestranda pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Membro do grupo de pesquisa Edumídia. Atualmente é Pedagoga do Centro de Tecnologia Assistiva (CETEP) da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE).

##submission.authorWithAffiliation##

Mestranda em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Pesquisadora de jogos, língua estrangeira, ciência cognitiva e processo de ensino-aprendizagem. Atua como professora de Educação Infantil em uma escola bilíngue. Membro do grupo de pesquisa Edumídia.

Publicado
2019-07-01
Como Citar
RAMOS, Daniela Karine et al. A ATENÇÃO DOS ALUNOS EM SALA DE AULA: UM ESTUDO COM PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL. Práxis Educacional, [S.l.], v. 15, n. 33, p. 320-337, jul. 2019. ISSN 2178-2679. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5289>. Acesso em: 17 jul. 2019. doi: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i33.5289.