PERCEPÇÕES DOCENTES SOBRE PRÁTICAS DE LETRAMENTO LITERÁRIO NOS ANOS INICIAIS EM UMA ESCOLA DO CAMPO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i33.5291

Palavras-chave:

Letramento literário, Literatura Infantil, Práticas de letramento

Resumo

Este artigo apresenta a análise de práticas de mediação de leitura em uma perspectiva para o letramento literário de professores em uma escola do campo, localizada na região norte do estado de Roraima. Buscou-se compreender quais as concepções dos docentes na utilização da literatura infantil e suas contribuições na formação dos alunos nos anos iniciais. O referencial teórico baseia-se em percepções conceituais sobre a concepção da escola do campo em movimento e as práticas de mediação de leitura literária utilizadas pelos docentes, além de evidenciar o letramento literário como possibilidade de ampliação de significados. O estudo situa-se no campo das investigações qualitativas em que o trabalho docente se caracteriza como o centro das investigações. A construção de dados foi realizada em um ambiente escolar com alunos do 1o e 2o ano do Ensino Fundamental de uma Escola Municipal. Os resultados da pesquisa apontam que a utilização da literatura infantil baseada apenas em procedimentos tácitos não promovem a formação do leitor crítico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Hellen Cris de Almeida Rodrigues, Universidade Federal do Amazonas – Brasil

Doutoranda em Educação, Universidade Federal do Amazonas (UFAM); Professora da Educação Básica no Colégio de Aplicação; Vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação; Membra do Grupo de Pesquisa em Educação Física e suas relações interdisciplinares; Bolsista Capes.

João Luiz da Costa Barros, Universidade Federal do Amazonas – Brasil

Pós-doutor em Educação pela Universidade Estadual do Ceará; Professor na Universidade Federal do Amazonas – UFAM – Brasil; Professor no Programa de Pós- Graduação em Educação da UFAM; Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Física e suas relações interdisciplinares.

Marnilde Silva de Farias, Universidade Federal do Amazonas – Brasil

Doutoranda em Educação, Universidade Federal do Amazonas (UFAM); Professora da Educação Básica no município de Caracaraí-RR; Vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação; Membro do Grupo de Pesquisa em Educação Física e suas relações interdisciplinares; Bolsista Capes.

Downloads

Publicado

2019-07-01

Como Citar

RODRIGUES, H. C. de A.; BARROS, J. L. da C.; DE FARIAS, M. S. PERCEPÇÕES DOCENTES SOBRE PRÁTICAS DE LETRAMENTO LITERÁRIO NOS ANOS INICIAIS EM UMA ESCOLA DO CAMPO. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 15, n. 33, p. 354-373, 2019. DOI: 10.22481/praxisedu.v15i33.5291. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5291. Acesso em: 25 abr. 2024.