PNBE DO PROFESSOR: LEITURA NA FORMAÇÃO, LEITURA NA PROFISSÃO, EIS A QUESTÃO!

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i33.5297

Palavras-chave:

Formação do leitor, PNBE do Professor, Políticas públicas de leitura, Professor-leitor

Resumo

O objetivo deste texto é analisar a distribuição de livros teóricos e metodológicos para as escolas públicas pelo PNBE do Professor 2010 e 2013. Para isso, partimos de uma abordagem qualitativa, com a pesquisa bibliográfica acerca de alguns conceitos da leitura, passando pela pesquisa documental para a compreensão do PNBE do Professor e um estudo de caso realizado na cidade de Primavera do Leste – Mato Grosso, no período de 2014 a 2016, com trinta (30) professores/as da rede estadual para abordar o (des)conhecimento das obras distribuídos pelo Programa. Os resultados apontaram que a distribuição dos acervos do PNBE do Professor foi efetivada, porém professores/as ainda desconheciam a chegada desses materiais nos estabelecimentos de ensino. Essa constatação nos levou a compreender a importância da implementação de ações dentro das unidades escolares para a promoção da divulgação dos materiais entre os profissionais da educação, assim como a articulação dos materiais do PNBE do Professor com os programas de formação docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Claudia Leite Brandão, Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho – Brasil

Doutoranda em Educação na Universidade Estadual Paulista "Júlio Mesquita Filho" - Câmpus de Presidente Prudente. Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso. Professora da rede básica de ensino no Mato Grosso, atuando como Formadora no Cefapro de Primavera do Leste/MT. Integrante do Grupo de Pesquisa Formação de professores e as relações entre as práticas educativas em leitura, literatura e avaliação do texto literário e do Grupo Alfabetização e Letramento Escolar – ALFALE.

Sílvia de Fátima Pilegi Rodrigues, Universidade Federal de Mato Grosso - Brasil

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso – Câmpus de Rondonópolis. Pós-doutorado em Educação na Universidade Estadual Paulista "Júlio Mesquita Filho" - Câmpus de Presidente Prudente. Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Vice-líder do Grupo de Pesquisa Alfabetização e Letramento Escolar – ALFALE. Integrante no Grupo de Pesquisa Formação de professores e as relações entre as práticas educativas em leitura, literatura e avaliação do texto literário.

Downloads

Publicado

2019-07-01

Como Citar

BRANDÃO, C. L.; RODRIGUES, S. de F. P. PNBE DO PROFESSOR: LEITURA NA FORMAÇÃO, LEITURA NA PROFISSÃO, EIS A QUESTÃO!. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 15, n. 33, p. 400-420, 2019. DOI: 10.22481/praxisedu.v15i33.5297. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5297. Acesso em: 19 abr. 2024.