DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS INSTRUCIONAIS DE APRENDIZAGEM - UMA PROPOSTA SOB O OLHAR DAS COMPETÊNCIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i33.5302

Palavras-chave:

Competências e habilidades, Objetivos instrucionais, Taxonomia de Bloom

Resumo

O presente artigo trata do ensino por competências e apresenta uma proposta de definição dos objetivos instrucionais relativos a essa prática em um polo de educação numa Universidade Corporativa (UC) de empresa pública federal. Realizou-se pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo, utilizando-se como referência teórica a Taxonomia de Bloom revisada e os conceitos de competências, habilidades e atitudes, de forma articulada. Apresenta uma proposta metodológica para o desenvolvimento dos discentes baseada nas etapas taxonômicas: lembrar, entender, aplicar, analisar, sintetizar e criar e no uso de situações-problema. O trabalho revela que essa é uma construção desafiadora e que surge como ponto de partida para um novo olhar sobre a prática docente, aplicável a quaisquer esferas educacionais da educação superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marcelo Almeida de Camargo Pereira, Universidade La Salle - Brasil

Doutorando em Educação pela Universidade La Salle, Bolsista CAPES/PROSUC. Mestre em Educação. Integrante do grupo de Grupo de Estudos Relacionados aos Estudantes (GERES) da Universidade La Salle, vinculado ao Programa de Pós Graduação em Educação da mesma instituição.

Gabriele Bonotto Silva, Universidade La Salle - Brasil

Doutoranda em Educação pela Universidade La Salle - Bolsista CAPES/PROSUC. Mestre em Educação. Integrante do grupo de Grupo de Estudos Relacionados aos Estudantes (GERES) da Universidade La Salle, vinculado ao Programa de Pós Graduação em Educação da mesma instituição. Pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional e em Gestão de Instituições Escolares. Professora na Faculdade Cesuca. Bolsista CAPES. Supervisora na rede Municipal de Canoas/RS.

Vera Lucia Felicetti, Universidade La Salle - Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Católica do Rio Grande do Sul com estágio doutoral na Universidade do Texas – Austin – Estados Unidos como Integrante do Programa de Pesquisa Conjunta CAPES/PUCRS/Universidade do Texas. Pós-doutorado na Universidade de Maryland – College Park – Estados Unidos com bolsa do CNPq. Professora no Programa de Pós-graduação em Educação na Universidade La Salle, Canoas, RS, Brasil. Líder do grupo de pesquisa GERES (Grupo de Estudos Relacionados aos Estudantes) da Universidade La Salle, vinculado ao Programa de Pós Graduação em Educação. Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2.

Downloads

Publicado

2019-07-01

Como Citar

PEREIRA, M. A. de C.; SILVA, G. B.; FELICETTI, V. L. DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS INSTRUCIONAIS DE APRENDIZAGEM - UMA PROPOSTA SOB O OLHAR DAS COMPETÊNCIAS. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 15, n. 33, p. 517-537, 2019. DOI: 10.22481/praxisedu.v15i33.5302. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5302. Acesso em: 19 abr. 2024.