OS DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS PARA O PROCESSO INCLUSIVO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Resumo

Na década de 1990, inicia-se um grande movimento de reformulação das políticas  educacionais no Brasil. As discussões acerca do processo de inclusão escolar ganham grande notoriedade no âmbito nacional e, internacionalmente, com a Declaração de Salamanca (1994), que foi pioneira ao impulsionar formulações de leis e documentos que visamao processo inclusivo da pessoa com algum tipo de deficiência e todos aqueles que estãoexcluídos e marginalizados pela sociedade capitalista. A LDBEN nº 9.394/96 discorre sobre a obrigatoriedade da Educação Especial nos sistemas de ensino, mas não discute de forma clara a implementação dos mecanismos de efetivação desse processo na Educação Superior. Diante desses novos processos educacionais, desenvolvemos um estudo para verificar como esse cenário é visto por uma professora da Educação Superior da rede privada, de uma determinada cidade do interior do estado de São Paulo, que atuava com uma aluna com deficiência visual, no ano de 2015, no curso de graduação (licenciatura plena) em História. Para tanto, utilizamos uma abordagem qualitativa de pesquisa e, como procedimento metodológico, o estudo de caso e a entrevista semiestruturada como instrumento de coleta de dados, registrando resultados positivos no processo de inclusão.

DOWNLOADS

Não há dados estatísticos.

Biografias do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Mestre em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Professor na rede Municipal de Ensino de Taquaritinga-SP e na Secretária da Educação do Estado de São Paulo.

##submission.authorWithAffiliation##

Doutora em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Docente da Faculdade de Ciência e Letras da Universidade Estadual Paulista (UNESP), atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Especial e Inclusiva (GEPEEI) e vice-líder do grupo de pesquisa Educação Especial: contextos de formação e práticas pedagógicas.

Publicado
2019-07-01
Como Citar
BOMBARDA, Anderson; CARNEIRO, Relma Urel Carbone. OS DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS PARA O PROCESSO INCLUSIVO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR. Práxis Educacional, [S.l.], v. 15, n. 33, p. 538-554, jul. 2019. ISSN 2178-2679. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5304>. Acesso em: 17 jul. 2019. doi: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i33.5304.