PARA PENSAR E MOVIMENTAR A FORMAÇÃO DOCENTE NA EJA: UM MAPEAMENTO DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS ENTRE O PERÍODO 2015-2016

Resumo

O presente trabalho busca refletir a respeito da formação docente na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para fornecer maiores subsídios a discussão, realizamos um levantamento de trabalhos através do banco de dissertações e teses da Capes online seguindo os seguintes critérios de pesquisa; dissertações e teses apresentadas nos anos de 2015 e 2016 no Brasil, com sua área de concentração na Educação, em Programas de Pós-graduação em Educação, que possuem as temáticas “formação de professores” e “EJA”. A partir das leituras estabelecemos eixos de convergência entre os trabalhos para aprofundamento da discussão. Foram analisados o total de nove dissertações e duas teses. Conclui-se que a formação de professores destinada a EJA é uma área incipiente e em construção, tanto em pesquisas acadêmicas quanto em políticas públicas, educacionais e na realidade das salas de aula dos cursos de licenciatura.

DOWNLOADS

Não há dados estatísticos.

Biografias do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Doutorando em Educação na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) no Programa de Pós-Graduação em Educação na linha de Políticas Educacionais e Formação. Faz parte do grupo de pesquisa do Laboratório de Estudos e Pesquisas de Educação em Geografia (LEPEGEO) “Ensino de Geografia, formação docente e diferentes linguagens”.

##submission.authorWithAffiliation##

Doutorando em Educação na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) no Programa de Pós-Graduação em Educação na linha de Políticas Educacionais e Formação. Faz parte do grupo de pesquisa do Laboratório de Estudos e Pesquisas de Educação em Geografia (LEPEGEO) “Ensino de Geografia, formação docente e diferentes linguagens”.

##submission.authorWithAffiliation##

Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora do Departamento de Geografia e no Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências Humanas e da Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Publicado
2019-07-01
Como Citar
MAURICIO, Suelen Santos; JUNIOR, Luiz Martins; MARTINS, Rosa Elisabete Militz Wypyczynski. PARA PENSAR E MOVIMENTAR A FORMAÇÃO DOCENTE NA EJA: UM MAPEAMENTO DAS PRODUÇÕES ACADÊMICAS ENTRE O PERÍODO 2015-2016. Práxis Educacional, [S.l.], v. 15, n. 33, p. 555-573, jul. 2019. ISSN 2178-2679. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5305>. Acesso em: 19 set. 2019. doi: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i33.5305.