“EDUCANDO COM O LIVRO E A ENXADA”: ROBERT KING HALL E O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO RURAL DO INEP (1949-1951)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i33.5307

Resumo

Este artigo analisa a colaboração do pesquisador estadunidense Robert King Hall junto ao programa de educação rural, coordenado pelo Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos (INEP) na década de 1940, no Brasil. Lançado pelo governo federal em 1946, o projeto tinha como metas combater os altos índices de analfabetismo, promover uma maior qualificação da mão de obra no campo e conter o êxodo rural. Coube ao INEP organizar, coordenar e fiscalizar a construção de escolas rurais, além de promover a capacitação dos docentes que atuariam nestas instituições. Em 1949, Hall foi convidado pelo instituto para trabalhar como técnico, ministrando um curso para professores primários no Rio de Janeiro e fazendo uma análise do projeto. Nosso trabalho estuda a influência de Hall junto ao programa. Para tanto, examinamos os relatórios produzidos pelo pesquisador e publicados na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, matérias de jornais e também leis e decretos referentes ao ensino rural. Enquanto pesquisador estrangeiro e colaborador do INEP, Hall realizou uma análise crítica, indicando mudanças importantes a serem realizadas no projeto. Ao mesmo tempo em que propunha reformas baseadas em experiências e referencias estadunidenses.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Adriana Mendonça Cunha, Universidade Federal de Sergipe – Brasil

Mestra em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Graduada em História (UFS). Integrante do Grupo de Estudos do Tempo Presente (GET/UFS/CNPq).

Dilton Cândido Santos Maynard

Doutor em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professor do Departamento de História da Universidade Federal de Sergipe (UFS), do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED/UFS), Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA) e do Programa de Pós-Graduação em História Comparada da
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Bolsista produtividade CNPq. Líder do Grupo de Estudos do Tempo Presente (GET/UFS/CNPq).

Downloads

Publicado

2019-07-01

Como Citar

CUNHA, A. M.; MAYNARD, D. C. S. “EDUCANDO COM O LIVRO E A ENXADA”: ROBERT KING HALL E O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO RURAL DO INEP (1949-1951). Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 15, n. 33, p. 338-353, 2019. DOI: 10.22481/praxisedu.v15i33.5307. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5307. Acesso em: 19 abr. 2024.