COMPETÊNCIAS MATEMÁTICAS NA BNCC: IMPLICAÇÕES CURRICULARES

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo analisar as Competências específicas de Matemática para o Ensino Fundamental da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para isso, selecionamos como material de pesquisa excertos do referido documento. Como referencial teórico-metodológico assumimos o pensamento de Michel Foucault e Zigmunt Bauman e suas interlocuções com o campo da Educação Matemática. Com base nas análises do material, compreendemos que a Matemática, enquanto componente curricular, é apresentada como um conhecimento a ser aplicado e utilizado pelo aluno nessa autorresponsabilização e flexibilização, pois cabe a ele encontrar formas de utilizá-la. A aplicação e a solução de problemas são apontadas como competências a serem desenvolvidas na Educação Básica e efetivadas pelo currículo escolar. As discussões em torno das competências elucidadas pela BNCC apresentam que o referido documento está a serviço da nova configuração econômica mundial. O documento vem a instituir uma forma de matematizar e agir, como sendo importante para os processos de aprendizagem.

DOWNLOADS

Não há dados estatísticos.

Biografias do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Doutoranda em Educação pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Membro do Grupo de Pesquisa Identidade e Diferença na Educação.

##submission.authorWithAffiliation##

Doutor em Educação pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Membro do Grupo de Pesquisa Identidade e Diferença na Educação.

Lívia Bittencourt Gomes

Mestra em Modelagem Matemática pela Universidade de Ijuí (UNIJUÍ). Membro do Grupo de Pesquisa Identidade e Diferença na Educação.

Publicado
2019-08-26
Como Citar
KIPPER, Daiane; DE OLIVEIRA, Cláudio José; GOMES, Lívia Bittencourt. COMPETÊNCIAS MATEMÁTICAS NA BNCC: IMPLICAÇÕES CURRICULARES. Práxis Educacional, [S.l.], v. 15, n. 34, p. 53-74, ago. 2019. ISSN 2178-2679. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5461>. Acesso em: 18 set. 2019.