COMPETÊNCIAS MATEMÁTICAS NA BNCC: IMPLICAÇÕES CURRICULARES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i34.5461

Palavras-chave:

Base nacional comum curricular, Currículo escolar, Educação matemática

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo analisar as Competências específicas de Matemática para o Ensino Fundamental da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para isso, selecionamos como material de pesquisa excertos do referido documento. Como referencial teórico-metodológico assumimos o pensamento de Michel Foucault e Zigmunt Bauman e suas interlocuções com o campo da Educação Matemática. Com base nas análises do material, compreendemos que a Matemática, enquanto componente curricular, é apresentada como um conhecimento a ser aplicado e utilizado pelo aluno nessa autorresponsabilização e flexibilização, pois cabe a ele encontrar formas de utilizá-la. A aplicação e a solução de problemas são apontadas como competências a serem desenvolvidas na Educação Básica e efetivadas pelo currículo escolar. As discussões em torno das competências elucidadas pela BNCC apresentam que o referido documento está a serviço da nova configuração econômica mundial. O documento vem a instituir uma forma de matematizar e agir, como sendo importante para os processos de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daiane Kipper, Universidade de Santa Cruz do Sul - Brasil

Doutoranda em Educação pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Membro do Grupo de Pesquisa Identidade e Diferença na Educação.

Cláudio José de Oliveira, Universidade de Santa Cruz do Sul - Brasil

Doutor em Educação pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Membro do Grupo de Pesquisa Identidade e Diferença na Educação.

Lívia Bittencourt Gomes

Mestra em Modelagem Matemática pela Universidade de Ijuí (UNIJUÍ). Membro do Grupo de Pesquisa Identidade e Diferença na Educação.

Downloads

Publicado

2019-08-26

Como Citar

Kipper, D., de Oliveira, C. J., & Gomes, L. B. (2019). COMPETÊNCIAS MATEMÁTICAS NA BNCC: IMPLICAÇÕES CURRICULARES. Práxis Educacional, 15(34), 53-74. https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i34.5461