EDUCAÇÃO SUPERIOR NA PARAÍBA À LUZ DO RELATÓRIO FINAL DA COMISSÃO ESTADUAL DA VERDADE (1964-1985)

Resumo





O presente trabalho tem por objetivo difundir as primeiras impressões acerca do conteúdo do Relatório Final da Comissão Estadual da Verdade e da Preservação da Memória do Estado da Paraíba (CEVPM/PB), atribuindo especial relevo à temática ditadura versus educação superior paraibana (1964-1985). Para fazer frente a esse objetivo, norteamo-nos pelas seguintes questões: Por que a ditadura militar elegeu a educação superior como locus privilegiado de sua intervenção? Qual é o papel das comissões da verdade na reconstituição da historiografia da educação superior do último ciclo ditatorial brasileiro? Onde estão situadas as referências à educação superior paraibana (1964- 1985) no Relatório Final da CEVPM/PB? Em busca de respostas para essas questões amparámo-nos no Relatório Final da CVMPM/PB (NUNES, 2017), que se constituiu, a um só tempo, em objeto e fonte deste trabalho. A análise do Relatório, por sua vez, realizou-se sob a perspectiva teórico- metodológica de Pollak (1989), Germano (2011), Motta (2014), Reátegui (2011) e Fico (2004, 2014). A metodologia adotada foi a de revisão bibliográfica e análise do texto-documento do Relatório, apartando-se as referências à educação superior paraibana durante a vigência do regime militar, em um processo de desvelamento e interpretação de fatos e discursos. O fruto desse esforço investigativo tem como resultado preliminar a verificação de comprovadas violações aos direitos humanos nos campos acadêmico e estudantil paraibanos. Nesse contexto, perfila-se entre os escritos que propugnam pela difusão do debate para que nunca mais se repita as atrocidades vivenciadas nos idos de 1964 a 1985.





DOWNLOADS

Não há dados estatísticos.

Biografias do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Pós Doutora em Política Educativa pela Universidade do Minho/UMINHO/PT. Professora Associada da Universidade Federal da Paraíba, lotada no Departamento de Fundamentação da Educação, do Centro de Educação. Credenciada aos Programas de Pós-Graduação em Educação - PPGE e em Direitos Humanos - PPGDH. Pesquisadora dos Grupos de Estudos e Pesquisas História da Educação Brasileira – HISTEDBR – GT –PB e Memória, História e Educação.

##submission.authorWithAffiliation##

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Professor Adjunto III do Departamento de Direito do Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Membro do Grupo de Estudo Memória, História e Educação.

Publicado
2019-08-26
Como Citar
CARVALHO, Maria Elizete Guimarães; LIMA, Rogério de Araújo. EDUCAÇÃO SUPERIOR NA PARAÍBA À LUZ DO RELATÓRIO FINAL DA COMISSÃO ESTADUAL DA VERDADE (1964-1985). Práxis Educacional, [S.l.], v. 15, n. 34, p. 127-147, ago. 2019. ISSN 2178-2679. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5473>. Acesso em: 18 set. 2019.