EDUCAÇÃO E SAÚDE: TENSÕES ENTRE A ENFERMAGEM E A EDUCAÇÃO SEXUAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i34.5476

Palavras-chave:

Adolescentes, Educação Sexual, Profissionais da Saúde

Resumo

O presente manuscrito tem o objetivo de investigar a atuação da Enfermagem no que se refere a aspectos sobre sexualidade do público adolescente, examinando tabus impostos ao longo dos tempos e compreendendo as perspectivas acerca da Educação em saúde. Concentrou-se em uma pesquisa de campo, de cunho qualitativo, sendo aplicados questionários a dez estudantes de graduação em Enfermagem e vinte do ensino técnico em Enfermagem. Alcança-se importantes diálogos acerca da Educação Sexual, esmiuçando-a e distanciando-a do viés unicamente biológico, além da defesa de uma prática sempre voltada aos Direitos Humanos, a partir da emancipação dos/as alunos/as e busca pelo conhecimento científico, além de ressaltar a qualidade que a formação profissional precisa apresentar para não gerar preconceitos, tabus e inverdades acerca dos aspectos sexuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcio de Oliveira, Universidade Federal do Amazonas – Brasil

Doutor em Educação, Universidade Estadual de Maringá (UEM); Professor Adjunto da Universidade Federal do Amazonas - Brasil; Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas; Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Diversidade Sexual (NUDISEX/CNPq/UEM).

Suelen Soares Barcelo de Miranda, Universidade Estadual de Maringá - Brasil

Graduanda em Licenciatura em Pedagogia, Universidade Estadual de Maringá (UEM; Discente na Universidade Estadual de Maringá - Brasil; Integrante do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Diversidade Sexual (NUDISEX/CNPq/UEM); Bolsista do PIBIC/UEM (Fundação Araucária).

Eliane Rose Maio, Universidade Estadual de Maringá - Brasil

Doutora em Educação Escolar e Pós-Doutora em Educação Escolar, Universidade Estadual Paulista (UNESP/Araraquara); Universidade Estadual de Maringá - Brasil; Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá; Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Diversidade Sexual (NUDISEX/CNPq/UEM).

Downloads

Publicado

2019-08-26

Como Citar

de Oliveira, M., Barcelo de Miranda, S. S., & Maio, E. R. (2019). EDUCAÇÃO E SAÚDE: TENSÕES ENTRE A ENFERMAGEM E A EDUCAÇÃO SEXUAL. Práxis Educacional, 15(34), 148-172. https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i34.5476