O TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE NOS PERIÓDICOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E EDUCAÇÃO

Resumo





Trata-se de uma de revisão bibliográfica acerca das relações entre Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e educação, segundo publicações veiculadas em periódicos das áreas acadêmicas da Educação Física e da Educação. Para tanto, com base em uma literatura de comentadores e pesquisadores do tema, realizamos um estudo teórico-conceitual e comparativo acerca do processo histórico de definição dos conceitos de TDAH de acordo com os dois principais documentos internacionais que versam sobre o assunto: o DSM-5 e do CID-10. A revisão sistemática implicou um trabalho dividido nas fases de eleição dos periódicos, seleção dos trabalhos, análise categorial, discussão e interpretação dos dados. Consideramos que os resultados retratam um contexto insipiente, ensaístico e assistemático de pesquisas, cujos apontamentos dos especialistas se limitam a aconselhamentos de domínio subjetivo no enfrentamento dos problemas, além de insipientes perspectivas metodológicas para seu tratamento.





DOWNLOADS

Não há dados estatísticos.

Biografias do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Docente da Escola Municipal Nossa Senhora do Rosário- Inhapi/Al. Integrante do grupo de pesquisa Corpo e Governabilidade.

##submission.authorWithAffiliation##

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor Adjunto da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Docente e coordenador adjunto do Programa de Pós- Graduacão Interdisciplinar em Cinema (PPGCINE) e colaborador no Programa de Pós- Graduação em Educação (PPGED). Líder do grupo de pesquisa (CNPq) Corpo e Governabilidade (CORPOGOV).

Publicado
2019-08-26
Como Citar
SANTOS, Crislene Gois; DA SILVA, Renato Izidoro. O TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE NOS PERIÓDICOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E EDUCAÇÃO. Práxis Educacional, [S.l.], v. 15, n. 34, p. 173-194, ago. 2019. ISSN 2178-2679. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5479>. Acesso em: 19 nov. 2019.