O TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE NOS PERIÓDICOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i34.5479

Palavras-chave:

Conceito, Diagnóstico, Docência

Resumo

Trata-se de uma de revisão bibliográfica acerca das relações entre Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e educação, segundo publicações veiculadas em periódicos das áreas acadêmicas da Educação Física e da Educação. Para tanto, com base em uma literatura de comentadores e pesquisadores do tema, realizamos um estudo teórico-conceitual e comparativo acerca do processo histórico de definição dos conceitos de TDAH de acordo com os dois principais documentos internacionais que versam sobre o assunto: o DSM-5 e do CID-10. A revisão sistemática implicou um trabalho dividido nas fases de eleição dos periódicos, seleção dos trabalhos, análise categorial, discussão e interpretação dos dados. Consideramos que os resultados retratam um contexto insipiente, ensaístico e assistemático de pesquisas, cujos apontamentos dos especialistas se limitam a aconselhamentos de domínio subjetivo no enfrentamento dos problemas, além de insipientes perspectivas metodológicas para seu tratamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Crislene Gois Santos, Escola Municipal Nossa Senhora do Rosário - Brasil

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Docente da Escola Municipal Nossa Senhora do Rosário- Inhapi/Al. Integrante do grupo de pesquisa Corpo e Governabilidade.

Renato Izidoro da Silva, Universidade Federal de Sergipe – Brasil

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professor Adjunto da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Docente e coordenador adjunto do Programa de Pós- Graduacão Interdisciplinar em Cinema (PPGCINE) e colaborador no Programa de Pós- Graduação em Educação (PPGED). Líder do grupo de pesquisa (CNPq) Corpo e Governabilidade (CORPOGOV).

Downloads

Publicado

2019-08-26

Como Citar

Santos, C. G., & da Silva, R. I. (2019). O TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE NOS PERIÓDICOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E EDUCAÇÃO. Práxis Educacional, 15(34), 173-194. https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i34.5479