A INTERDISCIPLINARIDADE INTRÍNSECA NAS AÇÕES DESENVOLVIDAS NO PIBID

Resumo

Esta pesquisa analisa questões relativas à efetivação de abordagens interdisciplinares nos diferentes subprojetos em desenvolvimento no PIBID/UEL. Para tanto, aprofundamos o estudo da temática em formação de professores e no conceito de interdisciplinaridade. Teoricamente, abordamos
como a interdisciplinaridade é apresentada nos documentos oficiais sobre o PIBID, logo a escolha metodológica foi a análise documental. Empiricamente, coletamos dados junto aos relatos dos participantes de um evento e afunilamos no estudo de um projeto desenvolvido na área de Matemática,
com o tema Cultura Africana. A análise dos dados aponta que a interdisciplinaridade presente no PIBID/UEL concretiza-se a partir de projetos e/ou temas sob a regência do professor de áreas específicas. Colocamo-nos frente ao desafio da necessidade de compreender tais ações como transdisciplinares e expandi-las.

DOWNLOADS

Não há dados estatísticos.

Biografias do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Professora da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Docente do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Matemática (PROMAT). Membro do Grupo de Pesquisa História na Educação Matemática.

##submission.authorWithAffiliation##

Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Professora da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Membro do Grupo de Pesquisa História e Ensino de História.

Sandra Regina Ferreira de Oliveira

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação. Membro do Grupo de Pesquisa História e Ensino de História.

Publicado
2019-08-26
Como Citar
TUCCI DE CARVALHO, Ana Márcia Fernandes; LUGLE, Andreia Maria Cavaminami; DE OLIVEIRA, Sandra Regina Ferreira. A INTERDISCIPLINARIDADE INTRÍNSECA NAS AÇÕES DESENVOLVIDAS NO PIBID. Práxis Educacional, [S.l.], v. 15, n. 34, p. 211-231, ago. 2019. ISSN 2178-2679. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5506>. Acesso em: 19 nov. 2019.