A INTERDISCIPLINARIDADE INTRÍNSECA NAS AÇÕES DESENVOLVIDAS NO PIBID

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i34.5506

Palavras-chave:

Formação de Professores, Interdisciplinaridade, PIBID

Resumo

Esta pesquisa analisa questões relativas à efetivação de abordagens interdisciplinares nos diferentes subprojetos em desenvolvimento no PIBID/UEL. Para tanto, aprofundamos o estudo da temática em formação de professores e no conceito de interdisciplinaridade. Teoricamente, abordamos
como a interdisciplinaridade é apresentada nos documentos oficiais sobre o PIBID, logo a escolha metodológica foi a análise documental. Empiricamente, coletamos dados junto aos relatos dos participantes de um evento e afunilamos no estudo de um projeto desenvolvido na área de Matemática,
com o tema Cultura Africana. A análise dos dados aponta que a interdisciplinaridade presente no PIBID/UEL concretiza-se a partir de projetos e/ou temas sob a regência do professor de áreas específicas. Colocamo-nos frente ao desafio da necessidade de compreender tais ações como transdisciplinares e expandi-las.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Márcia Fernandes Tucci de Carvalho, Universidade Estadual de Londrina - Brasil

Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Professora da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Docente do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Matemática (PROMAT). Membro do Grupo de Pesquisa História na Educação Matemática.

Andreia Maria Cavaminami Lugle, Universidade Estadual de Londrina - Brasil

Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Professora da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Membro do Grupo de Pesquisa História e Ensino de História.

Sandra Regina Ferreira de Oliveira

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação. Membro do Grupo de Pesquisa História e Ensino de História.

Downloads

Publicado

2019-08-26

Como Citar

Tucci de Carvalho, A. M. F., Lugle, A. M. C., & de Oliveira, S. R. F. (2019). A INTERDISCIPLINARIDADE INTRÍNSECA NAS AÇÕES DESENVOLVIDAS NO PIBID. Práxis Educacional, 15(34), 211-231. https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i34.5506