IOGA NA ESCOLA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS

Resumo

O objetivo da pesquisa é analisar o desenvolvimento e os fatores que impactam o ensino da ioga na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, de acordo com professoras participantes de um programa de formação continuada em ioga e educação. A pesquisa qualitativa foi desenvolvida no decorrer de um programa de formação continuada em ioga, com 23 professoras da educação básica do Sistema Municipal de Ensino de Bauru-SP. Os dados foram coletados por questionário, no qual as professoras indicaram a frequência de desenvolvimento da ioga com suas turmas e os desafios para iniciar ou dar continuidade ao trabalho didático-pedagógico com a ioga na escola. Os resultados indicaram que a maioria das participantes desenvolve a ioga com suas turmas semanalmente. E para a continuidade do ensino da ioga na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental foram relatadas: a necessidade de aprofundamento teórico-prático; o domínio didático-pedagógico; estrutura e materiais adequados para o desenvolvimento das aulas; a necessidade do envolvimento da equipe escolar; realização de planejamento ou o preparo prévio das aulas; desenvolvimento de trabalho contínuo com a turma e, por último, a presença da ioga como conteúdo programático nos currículos escolares. Conclui-se que a formação proporcionou às professoras conhecimentos da ioga, possibilitando sua ressignificação para o contexto escolar, bem como o reconhecimento da necessidade constante de estudos, pesquisas e práticas sobre a ioga para sua continuidade, ampliação e reconhecimento como conteúdo na escola.

DOWNLOADS

Não há dados estatísticos.

Biografias do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Mestranda em Ciências da Motricidade, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP)- campus de Bauru, Brasil. Professora de Educação Infantil no Sistema Municipal de Ensino de Bauru. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Históricas, Sociológicas e Pedagógicas em Educação Física - CNPq.

Fernanda Rossi

Doutora em Ciências da Motricidade, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Rio Claro, Brasil. Professora Assistente Doutora na UNESP Bauru, Faculdade de Ciências, Departamento de Educação. Docente credenciada no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Motricidade - UNESP Interunidades e no Programa de Pós-Graduação em Docência para a Educação Básica – Mestrado Profissional - UNESP Bauru. Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Históricas, Sociológicas e Pedagógicas em Educação Física - CNPq.

Publicado
2019-08-26
Como Citar
FRANZÉ, Fernanda Pastori; ROSSI, Fernanda. IOGA NA ESCOLA: POSSIBILIDADES E DESAFIOS. Práxis Educacional, [S.l.], v. 15, n. 34, p. 246/266, ago. 2019. ISSN 2178-2679. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5508>. Acesso em: 18 set. 2019.