UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO EM UMA ESCOLA EM JABOATÃO DOS GUARARAPES E AS POSSÍVEIS MUDANÇAS DECORRENTES DO NOVO MAIS EDUCAÇÃO

Resumo





O artigo visa apresentar os resultados de uma pesquisa acerca das aprendizagens no âmbito das práticas do Programa Mais Educação em uma escola em Jaboatão dos Guararapes-PE. Para tanto, foram feitas observações e entrevistas aos sujeitos na escola (equipe de gestão, professores, a coordenadora do programa na escola, monitores e alunos) e na secretaria municipal. O contexto político também é analisado, sucintamente, como elemento para compreensão dos discursos, como propõe Stephen Ball. Assim, o estudo articula a perspectiva política e seus efeitos no contexto da prática. Nas respostas, destacaram-se os discursos em torno do gosto pelos estudos, de acordo com Bernard Charlot. As atividades artísticas foram apontadas como fundamentais para esse processo, sobretudo no que tange à produção de textos. Para os entrevistados, houve melhora dos alunos tanto no relacionamento entre eles, dos alunos com os professores, como também no desempenho escolar.





DOWNLOADS

Não há dados estatísticos.

Biografias do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora do Programa de Pós-graduação em Educação, Culturas e Identidades, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) em parceria com a Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ). Professora no Programa em Rede de Ensino de Sociologia (PROFSOCIO) da Fundaj. Coordenadora do Centro de Estudos em Cultura, Identidade e Memória.

##submission.authorWithAffiliation##

Mestre em Educação, Culturas e Identidades, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) em parceria com a Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ).

##submission.authorWithAffiliation##

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professor do Programa de Pós-graduação em Educação, Culturas e Identidades, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) em parceria com a Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ). Pesquisador Titular no Centro de Estudos em Cultura, Identidade e Memória ( CECIM/Fundaj).

Publicado
2019-09-17
Como Citar
RODRIGUES, Cibele Maria Lima; DA SILVA, Edinoan Padre; TAVARES, Maurício Antunes. UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS DO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO EM UMA ESCOLA EM JABOATÃO DOS GUARARAPES E AS POSSÍVEIS MUDANÇAS DECORRENTES DO NOVO MAIS EDUCAÇÃO. Práxis Educacional, [S.l.], v. 15, n. 34, p. 323-347, set. 2019. ISSN 2178-2679. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5622>. Acesso em: 20 out. 2019.