A GESTÃO ADMINISTRATIVA DO PÓLO TIMBÓ GRANDE (IFSC) NA PERMANÊNCIA E ÊXITO DOS ALUNOS DO PROGRAMA MEDIOTEC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i34.5623

Palavras-chave:

Gestão administrativa, Polo Timbó Grande, Mediotec

Resumo

O artigo investiga de qual forma a gestão pública da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), associa-se a ações que venham refletir na gestão da evasão de alunos. O estudo é direcionado para a atuação da gestão do pólo de ensino presencial de Timbó Grande do Programa Mediotec, do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). São contextualizados: o programa Mediotec, com ênfase na gestão local do pólo, o papel de cada agente envolvido no desenvolvimento desta modalidade ensino, além de uma abordagem das atribuições do gestor local e as dificuldades encontradas. A metodologia utilizada para o desenvolvimento do trabalho foi o estudo de campo, investigando os paradigmas da gestão frente aos desafios encontrados, ilustrando os agravantes, os quais refletem na permanência e êxito dos alunos. Como conclusão, apresenta-se a situação da impossibilidade de ações efetivas da gestão para o cenário do crescente número de evasões sofridos, no pólo estudado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ozeias Carlim do Prado, Instituto Federal de Santa Catarina - Brasil

Pós- Graduado, Instituto Federal de Santa Catariana (IFSC); Instituto Federal de Santa Catarina - Brasil; Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública na Educação Profissional e Tecnológica; Grupo de Pesquisa em Materiais – CNPq.

Fabiana Calçada de Lamare Leite, Instituto Federal de Santa Catarina - Brasil

Doutorado em Geografia, UFPR; Professora Instituto Federal de Santa Catarina, Brasil; Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública na Educação Profissional e Tecnológica; Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos em Educação Profissional e Tecnológica.

Downloads

Publicado

2019-09-17

Como Citar

DO PRADO, O. C.; DE LAMARE LEITE, F. C. A GESTÃO ADMINISTRATIVA DO PÓLO TIMBÓ GRANDE (IFSC) NA PERMANÊNCIA E ÊXITO DOS ALUNOS DO PROGRAMA MEDIOTEC. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 15, n. 34, p. 348-367, 2019. DOI: 10.22481/praxisedu.v15i34.5623. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5623. Acesso em: 25 abr. 2024.