A GESTÃO ADMINISTRATIVA DO PÓLO TIMBÓ GRANDE (IFSC) NA PERMANÊNCIA E ÊXITO DOS ALUNOS DO PROGRAMA MEDIOTEC

Resumo





O artigo investiga de qual forma a gestão pública da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), associa-se a ações que venham refletir na gestão da evasão de alunos. O estudo é direcionado para a atuação da gestão do pólo de ensino presencial de Timbó Grande do Programa Mediotec, do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). São contextualizados: o programa Mediotec, com ênfase na gestão local do pólo, o papel de cada agente envolvido no desenvolvimento desta modalidade ensino, além de uma abordagem das atribuições do gestor local e as dificuldades encontradas. A metodologia utilizada para o desenvolvimento do trabalho foi o estudo de campo, investigando os paradigmas da gestão frente aos desafios encontrados, ilustrando os agravantes, os quais refletem na permanência e êxito dos alunos. Como conclusão, apresenta-se a situação da impossibilidade de ações efetivas da gestão para o cenário do crescente número de evasões sofridos, no pólo estudado.





DOWNLOADS

Não há dados estatísticos.

Biografias do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Pós- Graduado, Instituto Federal de Santa Catariana (IFSC); Instituto Federal de Santa Catarina - Brasil; Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública na Educação Profissional e Tecnológica; Grupo de Pesquisa em Materiais – CNPq.

##submission.authorWithAffiliation##

Doutorado em Geografia, UFPR; Professora Instituto Federal de Santa Catarina, Brasil; Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública na Educação Profissional e Tecnológica; Grupo de Pesquisa Núcleo de Estudos em Educação Profissional e Tecnológica.

Publicado
2019-09-17
Como Citar
DO PRADO, Ozeias Carlim; DE LAMARE LEITE, Fabiana Calçada. A GESTÃO ADMINISTRATIVA DO PÓLO TIMBÓ GRANDE (IFSC) NA PERMANÊNCIA E ÊXITO DOS ALUNOS DO PROGRAMA MEDIOTEC. Práxis Educacional, [S.l.], v. 15, n. 34, p. 348-367, set. 2019. ISSN 2178-2679. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5623>. Acesso em: 20 out. 2019. doi: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i34.5623.