CURSOS DE PEDAGOGIA E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE CRECHE

Resumo





Este artigo resulta de pesquisa a respeito da formação inicial do professor de educação infantil que atuará na creche. Em que medida os cursos de Pedagogia instrumentalizam o professor no trabalho com bebês e crianças muito pequenas? Para responder a esta questão, optou-se por um estudo de abordagem qualitativa, estruturado em duas etapas: análise documental das ementas do curso de Pedagogia de duas universidades do estado de São Paulo (uma pública e outra particular) e da aplicação de questionários com alunos do último semestre. A partir da análise dos dados coletados, foi identificado que, nas ementas do curso de Pedagogia, há mais ênfase no ensino fundamental do que no ensino de conteúdos relacionados ao universo das crianças muito pequenas e de creche. Além disso, alunos de ambas as instituições afirmaram que na atuação do professor de educação infantil estão presentes tanto aspectos pedagógicos quanto aos relacionados ao cuidar.





DOWNLOADS

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Doutoranda em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP). Docente na Prefeitura do Município de São Paulo. Bolsista CAPES.

Publicado
2019-09-17
Como Citar
MONTEIRO LIZARDO, Lilian de Assis; DE ANDRADE, Maria de Fátima Ramos. CURSOS DE PEDAGOGIA E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE CRECHE. Práxis Educacional, [S.l.], v. 15, n. 34, p. 390-415, set. 2019. ISSN 2178-2679. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5625>. Acesso em: 20 out. 2019. doi: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i34.5625.