CURSOS DE PEDAGOGIA E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE CRECHE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i34.5625

Palavras-chave:

Curso de Pedagogia, Formação inicial, Professor de creche

Resumo

Este artigo resulta de pesquisa a respeito da formação inicial do professor de educação infantil que atuará na creche. Em que medida os cursos de Pedagogia instrumentalizam o professor no trabalho com bebês e crianças muito pequenas? Para responder a esta questão, optou-se por um estudo de abordagem qualitativa, estruturado em duas etapas: análise documental das ementas do curso de Pedagogia de duas universidades do estado de São Paulo (uma pública e outra particular) e da aplicação de questionários com alunos do último semestre. A partir da análise dos dados coletados, foi identificado que, nas ementas do curso de Pedagogia, há mais ênfase no ensino fundamental do que no ensino de conteúdos relacionados ao universo das crianças muito pequenas e de creche. Além disso, alunos de ambas as instituições afirmaram que na atuação do professor de educação infantil estão presentes tanto aspectos pedagógicos quanto aos relacionados ao cuidar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Lilian de Assis Monteiro Lizardo, Rede Municipal de Educação de São Paulo - Brasil

Doutoranda em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP). Docente na Prefeitura do Município de São Paulo. Bolsista CAPES.

Downloads

Publicado

2019-09-17

Como Citar

MONTEIRO LIZARDO, L. de A.; DE ANDRADE, M. de F. R. CURSOS DE PEDAGOGIA E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE CRECHE. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 15, n. 34, p. 390-415, 2019. DOI: 10.22481/praxisedu.v15i34.5625. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5625. Acesso em: 19 abr. 2024.