FRAGMENTOS DE MEMÓRIAS ESCOLARES: CONTRIBUIÇÕES DAS NARRATIVAS NA PRÁTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Resumo





Consideramos as narrativas como recurso legítimo à formação de professores, sobretudo por oportunizar o diálogo entre os saberes tecidos no período de vida escolar e a escolha da profissão. Assim, este artigo objetivou evidenciar percursos formativos descritos em narrativas autobiográficas de trajetórias escolares de estudantes licenciandos. Foram analisados sete Memoriais produzidos na disciplina ‘Narrativas em Formação de Professores’, do curso de Pedagogia de uma Universidade Federal. A análise convergiu em duas categorias: 1) Narrar para me conhecer: acerca das trajetórias escolares e 2) Formação de professores: das experiências de época escolar à escolha da carreira e alternativas pedagógicas. Os resultados mostraram vivências da Educação Básica enfatizando os desafios desvencilhados e o seu favorecimento à (re)significação das relações humanas, concepções de ofício docente e algumas possibilidades para futura atuação profissional, ambos evidenciados nas narrativas.





DOWNLOADS

Não há dados estatísticos.

Biografias do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Doutorado em Educação em andamento pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Brasil; Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE); Membro do Centro de Pesquisa da Criança e de Formação de Educadores da Infância (CFEI); Bolsista CAPES.

##submission.authorWithAffiliation##

Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTPP) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Brasil; Coordenadora do Centro de Pesquisa da Criança e de Formação de Educadores da Infância (CFEI).

##submission.authorWithAffiliation##

Doutorado em Educação em andamento pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Brasil; Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE); Membro do Centro de Pesquisa da Criança e de Formação de Educadores da Infância (CFEI).

Publicado
2019-09-17
Como Citar
ZANOTTO, Luana; SOMMERHALDER, Aline; MARTINS, Andressa de Oliveira. FRAGMENTOS DE MEMÓRIAS ESCOLARES: CONTRIBUIÇÕES DAS NARRATIVAS NA PRÁTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Práxis Educacional, [S.l.], v. 15, n. 34, p. 467-487, set. 2019. ISSN 2178-2679. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5629>. Acesso em: 20 out. 2019.