A PRÁTICA DOCENTE PARA A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Resumo





A permanência e o sucesso acadêmico de estudantes com deficiência em Instituições de Educação Superior requerem o uso de metodologias diversificadas e o desenvolvimento de práticas inclusivas por parte dos docentes que atuam neste nível da educação. Com o objetivo de identificar e analisar as práticas diferenciadas desenvolvidas por docentes da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) no processo de ensino de estudantes com deficiência matriculados em cursos de graduação, este estudo foi realizado a partir de uma abordagem qualitativa de pesquisa, como um estudo de caso. No processo de levantamento de dados foi aplicado um questionário e realizadas entrevistas semiestruturada com docentes da UFRB que atuaram com estudantes com deficiência. O estudo traz a referência de legislações brasileiras e normativos institucionais que regem a inclusão na universidade em questão, bem como fundamenta-se em autores diversos que abordam esta temática. Os dados levantados neste trabalho foram organizados em três categorias de análise que apontam indicadores da diversificação de estratégias utilizadas por docentes para inclusão de estudantes com deficiência em cursos de graduação da UFRB, sendo eles: uso de recursos didáticos diversificados; flexibilização no tempo pedagógico; diversificação nos instrumentos e formas de aplicação de atividades avaliativas. Considera-se que tais práticas são favorecedoras da permanência e do êxito acadêmico da pessoa com deficiência no Ensino Superior, pois criam possibilidade de participação ativa nas atividades desenvolvidas.





DOWNLOADS

Não há dados estatísticos.

Biografias do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Doutora em Educação pela Universidade do Minha (UMinho). Técnica em Assuntos Educacionais da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Membro do Grupo de Pesquisa em Educação, Diversidade e Inclusão – GEEDI.

##submission.authorWithAffiliation##

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora Associada da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Membro do Grupo de Pesquisa em Educação, Diversidade e Inclusão – GEEDI. Docente do Mestrado Profissional em Educação Científica, Inclusão e Diversidade (UFRB/CETENS) e do Mestrado Profissional em Gestão de Políticas Públicas e Segurança Social (UFRB/CCAAB).

Publicado
2019-10-01
Como Citar
DA SILVA MATOS, Aline Pereira; PIMENTEL, Susana Couto. A PRÁTICA DOCENTE PARA A INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR. Práxis Educacional, [S.l.], v. 15, n. 35, p. 77-95, out. 2019. ISSN 2178-2679. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5663>. Acesso em: 20 out. 2019. doi: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i35.5663.