ENSINO MÉDIO, O LEITOR E A LITERATURA: OS VÁRIOS SENTIDOS DA TEORIA DA RECEPÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i35.5671

Palavras-chave:

Teoria da Recepção, Literatura, Ensino Médio Brasileiro, BNCC

Resumo

No Ensino Médio Brasileiro, os Currículos direcionam o estudo da Literatura para uma sequência temporal de escolas/períodos literários, autores e contextos históricos, que, dependendo de como são apresentados, tornam-se poucos atrativos e até distantes da realidade dos estudantes contemporâneos, imersos na era digital. Diante deste paradoxo, em que a leitura, embora extremante importante, distancia-se do estudante/leitor desta etapa de ensino da educação básica brasileira, este artigo, sob o viés da Teoria da Recepção (JAUSS et al., 2002; ZILBERMAN, 2012), aborda questões sobre o ensino de Literatura (COSSON, 2009; 2014; TINOCO, 2010; 2014) no Ensino Médio público brasileiro, pautado na relação dialógica (BAKHTIN, 2003; 2017) entre jovens leitores da atualidade, os quais estão inseridos numa sociedade com fácil acesso à informação e comunicação mediadas pelas tecnologias, e o texto literário. Para tal abordagem, foram observadas as orientações da Base Nacional Comum Curricular – BNCC do Ensino Médio que embasarão a criação dos novos currículos escolares do país a partir de 2019 e suas manifestações que coadunam com a ideia de que o ensino de Literatura pode ser mais atrativo para os leitores contemporâneos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Lucimar Pinheiro da Silva Sampaio, Universidade de Brasília- Brasil

Doutoranda em Literatura e Mestra em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Professora na Educação Básica da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Pesquisadora nos Grupos CNPq GIEL e FORPROLL.

Eduardo Dias da Silva, Universidade de Brasília- Brasil

Doutorando em Literatura e Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Brasília (UnB). Professor e Pedagogo na Educação Básica da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Pesquisador nos Grupos CNPq FORPROLL e GIEL.

Aura Luz Duffé, Université de Rennes 2 - França

Doutora em Estudos Românicos pela Université de Paul Valéry – Montpellier 3. Professora Adjunta na Université de Rennes 2. Pesquisadora e orientadora e supervisora de mestrado e (pós-)doutorado no Laboratório LIDILE – Linguistique, Ingénierie, Didactique des Langues.

Downloads

Publicado

2019-10-01

Como Citar

DA SILVA SAMPAIO, L. P.; DA SILVA, E. D.; Duffé A. L. ENSINO MÉDIO, O LEITOR E A LITERATURA: OS VÁRIOS SENTIDOS DA TEORIA DA RECEPÇÃO. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 15, n. 35, p. 128-143, 2019. DOI: 10.22481/praxisedu.v15i35.5671. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5671. Acesso em: 18 abr. 2024.