ENSINO MÉDIO, O LEITOR E A LITERATURA: OS VÁRIOS SENTIDOS DA TEORIA DA RECEPÇÃO

Resumo





No Ensino Médio Brasileiro, os Currículos direcionam o estudo da Literatura para uma sequência temporal de escolas/períodos literários, autores e contextos históricos, que, dependendo de como são apresentados, tornam-se poucos atrativos e até distantes da realidade dos estudantes contemporâneos, imersos na era digital. Diante deste paradoxo, em que a leitura, embora extremante importante, distancia-se do estudante/leitor desta etapa de ensino da educação básica brasileira, este artigo, sob o viés da Teoria da Recepção (JAUSS et al., 2002; ZILBERMAN, 2012), aborda questões sobre o ensino de Literatura (COSSON, 2009; 2014; TINOCO, 2010; 2014) no Ensino Médio público brasileiro, pautado na relação dialógica (BAKHTIN, 2003; 2017) entre jovens leitores da atualidade, os quais estão inseridos numa sociedade com fácil acesso à informação e comunicação mediadas pelas tecnologias, e o texto literário. Para tal abordagem, foram observadas as orientações da Base Nacional Comum Curricular – BNCC do Ensino Médio que embasarão a criação dos novos currículos escolares do país a partir de 2019 e suas manifestações que coadunam com a ideia de que o ensino de Literatura pode ser mais atrativo para os leitores contemporâneos.





DOWNLOADS

Não há dados estatísticos.

Biografias do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Doutoranda em Literatura e Mestra em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Professora na Educação Básica da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Pesquisadora nos Grupos CNPq GIEL e FORPROLL.

##submission.authorWithAffiliation##

Doutorando em Literatura e Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Brasília (UnB). Professor e Pedagogo na Educação Básica da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Pesquisador nos Grupos CNPq FORPROLL e GIEL.

##submission.authorWithAffiliation##

Doutora em Estudos Românicos pela Université de Paul Valéry – Montpellier 3. Professora Adjunta na Université de Rennes 2. Pesquisadora e orientadora e supervisora de mestrado e (pós-)doutorado no Laboratório LIDILE – Linguistique, Ingénierie, Didactique des Langues.

Publicado
2019-10-01
Como Citar
DA SILVA SAMPAIO, Lucimar Pinheiro; DA SILVA, Eduardo Dias; DUFFÉ, Aura Luz. ENSINO MÉDIO, O LEITOR E A LITERATURA: OS VÁRIOS SENTIDOS DA TEORIA DA RECEPÇÃO. Práxis Educacional, [S.l.], v. 15, n. 35, p. 128-143, out. 2019. ISSN 2178-2679. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5671>. Acesso em: 15 dez. 2019. doi: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i35.5671.