AS POLÍTICAS PARA FORMAÇÃO DOCENTE: O QUE CONQUISTAMOS?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i35.5686

Palavras-chave:

Documento legal, Formação inicial, Política

Resumo

O presente artigo tem como objetivo refletir por meio da análise documental e da literatura as políticas para a formação docente no cerne do que foi conquistado e do que retrocedeu no plano legal da sociedade civil, buscando pontuar a dinâmica em que se institui a legislação. Por outro lado, se concentra a reflexão com base no decênio do primeiro Plano de Educação Nacional 2001-2010, no segundo PNE 2014-2024 e as Diretrizes para a Formação Inicial, que tem apontado a possibilidade de uma organicidade da formação inicial de docentes. E neste cenário, como a Reforma do Ensino Médio engendrou modificações no plano formativo. Apresenta-se ainda, uma discussão referente as Políticas para a Formação Inicial, com intuito de pensar a valorização e a desvalorização profissional nas contradições do plano legal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Alexandre de Oliveira Ferreira, Universidade Federal da Paraíba - Brasil

Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Centro de Educação (CE); Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Doutorando em Educação pela Universidade Federal da Paraíba; Centro de Educação (CE); Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Membro do Grupo de Pesquisa Políticas Educacionais, Exclusão, Inclusão e Diversidade.

Wilson Honorato Aragão, Universidade Federal da Paraíba - Brasil

Wilson Honorato Aragão - Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Professor no Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Diretor do Centro de Educação UFPB. Coordenador do Grupo de Pesquisa Políticas Educacionais, Exclusão, Inclusão e Diversidade.

Wellingta Magnólia L.L. Andrade, E. Municipal E. F. Américo Falcão (João Pessoa) – Brasil

Mestre em Educação pela Universidade Federal da Paraíba, Centro de Educação (CE); Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Gestora Escolar da E. Municipal E, F, Américo Falcão – João Pessoa – PB. Professora no Cintep/FNSL. Membro do Grupo de Pesquisa em Formação Docente.

Downloads

Publicado

2019-10-01

Como Citar

FERREIRA, A. de O.; Aragão W. H.; ANDRADE, W. M. L. AS POLÍTICAS PARA FORMAÇÃO DOCENTE: O QUE CONQUISTAMOS?. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 15, n. 35, p. 352-371, 2019. DOI: 10.22481/praxisedu.v15i35.5686. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5686. Acesso em: 19 abr. 2024.