EXCESO DE ATENCIÓN: DE LA COMPOSICIÓN DE UN TRASTORNO EN LA ESCUELA CHILENA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i36.5862

Palavras-chave:

Atenção, Escola no Chile, Situação-TDAH

Resumo

O objetivo deste artigo é explorar as condições epistêmicas e as práticas de produção do diagnóstico de TDAH nas escolas do Chile. Se desenvolve em dois eixos: 1) A posição da escola no Chile em relação às características e tratamento dessa categoria diagnóstica; e 2) a construção do diagnóstico em sala de aula, analisando o tratamento do comportamento atencional e a configuração da situação-TDAH. Concluímos situando a questão da inquietude escolar em torno do diagnóstico como uma indicação de um choque de ordens civilizatórias expressas nas formas de modulações afetivas na sala de aula, onde a violência institucional resolve-se através de uma exigência de rentabilização individual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Hugo Sir, Universidad Andrés Bello - Chile

Doutorado em andamento em Ciências Sociais, Universidad de Chile – Université Paris 8; Docente Universidad Andrés Bello, Santiago, Chile; Membro do Laboratorio Transdisciplinar en Prácticas Sociales y Subjetividad (LaPSoS).

Isis Castañeda, Facultad de Ciencias Universidad Mayor - Chile

Mestre em Psicología Clínica de Adultos, Universidad de Chile; Docente da Facultad de Ciencias Universidad Mayor, Santiago, Chile; Membro do Laboratorio Transdisciplinar en Prácticas Sociales y Subjetividad (LaPSoS).

Esteban Radiszcz, Universidad de Chile - Chile

Doctor en Psicopatología fundamental y psicoanálisis, Université Paris VII; Docente de graduação e pós-graduação na Universidade do Chile, Santiago, Chile; Membro do Laboratorio Transdisciplinar en Prácticas Sociales y Subjetividad (LaPSoS).

Publicado

2019-12-04

Como Citar

SIR, H.; Castañeda I.; RADISZCZ, E. EXCESO DE ATENCIÓN: DE LA COMPOSICIÓN DE UN TRASTORNO EN LA ESCUELA CHILENA. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 15, n. 36, p. 108-130, 2019. DOI: 10.22481/praxisedu.v15i36.5862. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5862. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê temático

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)