CONOCIMIENTOS Y HABILIDADES DE ESTUDIANTES DE KINESIOLOGÍA PARA LA PRÁCTICA BASADA EN EVIDENCIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i36.5868

Palavras-chave:

Kinesiología, Práctica Basada en Evidencia, Estudiantes

Resumo

Introdução: A prática baseada em evidências (PBE) é o uso da melhor evidência disponível para a tomada de decisão clínica, para isso são necessários conhecimentos e habilidades mínimas. Objetivo: Avaliar os conhecimentos e habilidades de estudantes de fisioterapia para a prática baseada em evidências. Materiais e métodos: Foi realizada uma pesquisa descritiva, transversal e quantitativa com 92 estudantes de fisioterapia de uma universidade privada do interior da Bahia. Esses alunos foram avaliados através do Teste de Fresno Modificado, composto por 13 questões sobre conhecimentos e habilidades para a PBE. Resultados: A amostra desta pesquisa foi composta por 92 estudantes, com idade média de 21,86 anos (± 3,011), sendo 6 (6,52%) do sexo masculino e o restante do sexo feminino (N = 86; 48%), na avaliação do Teste de Fresno Modificado, a pontuação média foi de 6 pontos, o que demonstra que os alunos tinham pouco conhecimento sobre as etapas do PBE. Conclusão: Os baixos escores encontrados nesta pesquisa mostram que há um déficit de ensino sobre a PBE na população estudada, o que representa uma barreira para a implementação dessa prática pelos futuros profissionais.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Keyla Iane Donato Brito Costa, Centro Universitário UNIFG - Brasil

Fisioterapeuta graduada pelo Centro Universitário UNIFG. Doutora em Ciências biomédicas pelo Instituto Universitário Italiano de Rosário - Argentina. Professora no Centro Universitário UNIFG.

Berta Leni Costa Cardoso, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Licenciada e Bacharel em Educação Física pela Unimontes. Mestre e Doutora em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília. Pós-Doutora em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB. Professora Adjunto na Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Professora no Programa de Pós-graduação em Educação na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB; Grupo de Pesquisa Difort UESB e LEPEAF UNEB.

Nicolas Sotero Rodriguez León, Instituto Universitário Italiano de Rosário - Argentina

Graduado como professor pelo Instituto Superior Pedagógico Pinar del Rio Cuba. Especialista em metodologia da investigação. Doutor pela UNED-Madri Espanha. Coordenador do Doutorado em Ciências Biomédicas pelo Instituto Universitário Italiano de Rosário - Argentina.

Publicado

2019-12-04

Como Citar

BRITO COSTA, K. I. D.; CARDOSO, B. L. C.; Rodriguez León N. S. CONOCIMIENTOS Y HABILIDADES DE ESTUDIANTES DE KINESIOLOGÍA PARA LA PRÁCTICA BASADA EN EVIDENCIAS. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 15, n. 36, p. 285-296, 2019. DOI: 10.22481/praxisedu.v15i36.5868. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5868. Acesso em: 24 abr. 2024.