INTERNET PARA OS GANHOS DOS ESTUDANTES: LOCAL DE TRABALHO OU ESPAÇO DE COMUNICAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i36.5871

Palavras-chave:

e-business, Jovens estudantes, Internet, Redes sociais, Comunicação

Resumo

A sobrecarga de trabalho do professor pode causar desafios para os professores, levando a esgotamento a longo prazo, se não forem abordados. Consequentemente, o presente estudo tem como objetivo examinar as fontes de prevenção de burnout das perspectivas dos supervisores de EFL (inglês como língua estrangeira). Os participantes foram 85 supervisores iranianos de EFL, cujo trabalho era observar e dar feedback aos professores sobre seu desempenho no ensino em vários níveis de proficiência linguística, do nível básico ao avançado. Um método misto sequencial foi empregado neste estudo. Primeiro, a coleta de dados qualitativos foi realizada por meio de entrevistas com 30 participantes, a fim de determinar as fontes de prevenção de burnout na perspectiva dos supervisores. Em seguida, foi elaborado um questionário de prevenção de burnout, utilizando os resultados das entrevistas, após o qual foi aplicado aos demais participantes. Os dados coletados foram analisados por fatores para identificar os componentes do construto de prevenção de burnout. Os resultados da análise de conteúdo dos dados da entrevista indicaram que o apoio dos professores de seus colegas, a situação menos estressante e a satisfação no trabalho foram as principais fontes de prevenção de burnout. A análise fatorial mostrou as mesmas fontes de burnout que os principais componentes do construto de prevenção de burnout. As conclusões deste estudo enfatizam a contribuição do apoio educacional e emocional dos professores, proporcionando um local de trabalho construtivo e saudável, bem como a renda desejável como formas de prevenção do esgotamento nos professores de EFL.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Liana R. Khusainova, Kazan (Volga region) Federal University - Russia

Administration Adviser, Kazan (Volga region) Federal University, Kazan, Russia.

Olga G. Tavstukha, Orenburg State Pedagogical University - Russia

Doctor of Education, Professor, Department of Preschool, Correctional, Additional Education and Problems of Education, Orenburg State Pedagogical University, Orenburg, Russia.

Irina V. Bukharova, Rostov Institute (Branch) of All-Russian State University of Justice - Russia

PhD in Law, Associate Professor, Department of Business Law, Civil and Arbitration Procedure, Rostov Institute (Branch) of All-Russian State University of Justice (RPA of the Ministry of Justice or Russia), Rostov on Don, Russia.

Olesya V. Samsonova, All-Russian State University of Justice - Russia

College Director, All-Russian State University of Justice (RPA of the Ministry of Justice or Russia), Moscow, Russia.

Hibi K. Aliyev, North-Caucasian Institute (Branch) of All-Russian State University of Justice - Russia

PhD in Law, Associate Professor, Department of Criminal Procedure Law, North-Caucasian Institute (Branch) of All-Russian State University of Justice (RPA of the Ministry of Justice or Russia), Makhachkala, Russia.

Sergey A. Gerasimenko, Orenburg State University - Russia

PhD in Physics and Mathematics, Dean of the Faculty of Mathematics and Information Technologies, Orenburg State University, Orenburg, Russia.

Ludmila P. Ovchinnikova, Samara State Transport University - Russia

Doctor of Education, Professor, Department of Philosophy and History of Science, Samara State Transport University, Samara, Russia.

Downloads

Publicado

2019-12-04

Como Citar

KHUSAINOVA, L. R.; TAVSTUKHA, O. G.; BUKHAROVA, I. V.; SAMSONOVA, O. V.; ALIYEV, H. K.; GERASIMENKO, S. A.; OVCHINNIKOVA, L. P. INTERNET PARA OS GANHOS DOS ESTUDANTES: LOCAL DE TRABALHO OU ESPAÇO DE COMUNICAÇÃO. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 15, n. 36, p. 297-307, 2019. DOI: 10.22481/praxisedu.v15i36.5871. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5871. Acesso em: 19 abr. 2024.