MEDICALISATION IN NEOLIBERAL CONTEXTS: IMAGINING OTHER FUTURES IN SCHOOLS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i36.5886

Palavras-chave:

Academic institutions, Medicalization, Psychotechnologies

Resumo

Este artigo propõe uma visão alternativa às críticas tradicionais a respeito da medicalização da infância e a como esta ocorre nas instituições escolares. Considerando que os processos de medicalização devem ser entendidos em relação a outras forças e dinâmicas com as quais interagem e se co-afetam, propõe-se que os efeitos classificatórios e de segregação que se desprendem do uso de diagnósticos e psicotecnologias se relaciona, em grande parte, à adoção destas categorias e tecnologias por um modelo educacional regido por lógicas de competência e responsabilização. Para explorar outros devires possíveis da medicalização, se analisa um caso no qual esta é posta em jogo em relação a outras dinâmicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Sebastián Rojas Navarro, Universidad Andres Bello - Chile

Doutor em Sociologia, King’s College London; Docente na Facultad de Educacion y Ciencias Sociales, Universidad Andres Bello, Santiago, Chile.

Downloads

Publicado

2019-12-04

Como Citar

NAVARRO, S. R. MEDICALISATION IN NEOLIBERAL CONTEXTS: IMAGINING OTHER FUTURES IN SCHOOLS. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 15, n. 36, p. 265-284, 2019. DOI: 10.22481/praxisedu.v15i36.5886. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5886. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê temático