HERMENÊUTICA E EDUCAÇÃO: IMPLICAÇÕES A PARTIR DO PENSAMENTO DE HANS-GEORG GADAMER E JÜRGEN HABERMAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i36.5912

Palavras-chave:

Educação, Hermenêutica gadameriana, Razão comunicativa habermasiana

Resumo

o presente texto tem por objetivo apresentar as contribuições do pensamento hermenêutico residente nos postulados teóricos de Hans-Georg Gadamer e Jürgen Habermas. Para tanto, se fará necessário recorrer aos pressupostos basilares que formam a estrutura fundante do pensamento destes dois filósofos, bem como tecer uma articulação crítica entre eles e, posteriormente, trazer para o âmbito educativo como maneira de evidenciar as devidas contribuições para uma formação humana que preze tanto para a compreensão interpretativa quanto para o entendimento entre os sujeitos envolvidos no contexto escolar. Além disso, consideramos que a hermenêutica gadameriana tornou-se uma referência de análise e discussão na contemporaneidade, isto abarcando a educação e o pensamento filosófico. Com a teoria comunicativa habermasiana vimos emergir uma proposta de teoria social atrelada ao uso da linguagem enquanto forma de mediação em interações entre sujeitos numa comunidade de falantes e, neste sentido, seu principal objetivo recai na busca por consensos estabelecidos na forma de entendimentos intersubjetivos. Assim, ao refletir os contributos da teoria hermenêutica gadameriana juntamente com a teoria social habermasiana para os processos educativos, consideramos de vital validez uma vez que partilham da premissa legitimadora da integração entre os indivíduos participantes de um contexto social, seja por meio da tradição ou mesmo pelo diálogo incondicional mediado linguisticamente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Anderson de Alencar Menezes, Universidade Federal de Alagoas - Brasil

Doutor em Ciências da Educação pela Universidade do Porto/Portugal. Professor Adjunto da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Membro do Conselho Editorial e Consultor da revista REDUC( Revista Eletrônica de Educação de Alagoas). Professor e pesquisador do mestrado e doutorado em educação do PPGE/CEDU/UFAL. Líder do Grupo de Pesquisa Teoria Crítica, Emancipação e Reconhecimento – TeCER, filiado ao Programa de Pós-graduação em Educação da UFAL.

Darlan do Nascimento Lourenço, Faculdade São Tomás de Aquino - Brasil

Mestre em Educação Brasileira pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Professor e Coordenador do Curso de Licenciatura em Filosofia da Faculdade São Tomás de Aquino (FACESTA). Membro do Grupo de Pesquisa Teoria Crítica, Emancipação e Reconhecimento – TeCER, filiado ao Programa de Pós-graduação em Educação da UFAL.

Downloads

Publicado

2019-12-04

Como Citar

MENEZES, A. de A.; LOURENÇO, D. do N. HERMENÊUTICA E EDUCAÇÃO: IMPLICAÇÕES A PARTIR DO PENSAMENTO DE HANS-GEORG GADAMER E JÜRGEN HABERMAS. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 15, n. 36, p. 566-582, 2019. DOI: 10.22481/praxisedu.v15i36.5912. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5912. Acesso em: 23 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)