Formação de educadores de jovens e adultos: realidade, desafios e perspectivas atuais
Resumo
Esse texto é fruto de nossas reflexões como pesquisadora, professora e formadora de professores. Tem como objetivo principal problematizar sobre a temática da formação de educadores que atuam na educação escolar de jovens e adultos. Para efeito didático, mas ao mesmo tempo conceitual, dividiremos nossa reflexão em quatro pontos: em primeiro lugar trazemos a discussão sobre o tratamento que o Estado Brasileiro vem dando à formação e à carreira dos professores da Educação de Jovens e Adultos ao longo do processo histórico, em relação às políticas públicas, ao arcabouço legal e ao currículo; um segundo ponto refere-se aos “movimentos” que vêm emergindo, a partir da década de 1990, no sentido de dar um novo norte à modalidade; num terceiro ponto tratado denunciamos o "silêncio permitido" das instituições formadoras e das instituições mantenedoras da modalidade em torno da formação inicial e continuada; e finalmente pontuamos alguns desafios e perspectivas em torno da temática em estudo. Esperamos que essas questões possam se constituir em elementos de um diálogo que premita, de forma coletiva, repensarmos nossas "verdades" e vislumbrarmos novos horizontes.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.