A NARRATIVA DO COMBATE À CORRUPÇÃO INTERPRETADA NOS TEXTOS DOS ESTUDANTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA

Resumo





O presente trabalho tem o objetivo analisar a narrativa do combate à corrupção construída e propagada pela grande mídia e interpretada nas produções literárias dos estudantes de uma escola pública no sudoeste baiano, no ano de 2013. Neste estudo, tomou-se como objeto de pesquisa a influência das grandes mídias nas produções das narrativas sobre corrupção produzida nos textos literários dos referidos alunos. Para tanto, nos orientamos nos referenciais de Souza (2009, 2016, 2017, 2019). Este autor afirma que a corrupção do Estado é usada para ocultar a verdadeira corrupção que está no mercado, uma vez que apontar a corrupção política de forma seletiva foi uma forma de tirar os recursos que beneficiariam as classes populares para direcioná-los para o bolso dos mais ricos. O estudo identificou a existência de um elo de influências entre as vinculações das informações pelas grandes mídias e as composições estudantis.Nos trabalhos analisados a corrupção aparece somente como ação dos agentes políticos do Estado, sem nenhuma referência à corrupção do mercado financeiro ou do judiciário.Neste sentido, percebe-se que os estudantes fizeram apenas a leitura superficial e distorcida, bancada pelos grandes veículos de comunicação. Neste contexto constatou-se que os estudantes, pertencentes às classes populares, se tornaram vítimas das ideias que reproduziram, pois favoreceu a elite do dinheiro que apropriou dos bens públicos e fomentou a redução das políticas de inclusão social. Dessa forma, observa-se a importância deste estudo, uma vez que os fatos acontecidos em 2013 deram início às crises que o Brasil enfrenta atualmente.





DOWNLOADS

Não há dados estatísticos.

Biografias do Autor

##submission.authorWithAffiliation##

Mestre em Ciências da Educação pelo Programa de Postgrado da FICS - Facultad Interamericana de Ciencias Sociales – Assunção - Paraguai. Professor da Educação Básica da Rede Estadual de Ensino no município de Candiba – BA, Brasil.

##submission.authorWithAffiliation##

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade Evangélica do Paraguai (UEP) – Assunção – Paraguai. Atua como professora orientadora de tese de mestrado do Programa de Postgrado da FICS - Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS), na cidade de Guanambi - BA, Brasil.

##submission.authorWithAffiliation##

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – PPGED/UESB. Professora da Educação Básica da Rede Estadual de Ensino no município de Candiba – BA, Brasil.

Publicado
2020-01-01
Como Citar
REIS, Valdimir Pereira; MOREIRA, Maria Aparecida Antunes; SANTOS, Etelvina de Queiroz. A NARRATIVA DO COMBATE À CORRUPÇÃO INTERPRETADA NOS TEXTOS DOS ESTUDANTES DE UMA ESCOLA PÚBLICA. Práxis Educacional, [S.l.], v. 16, n. 38, p. 483-501, jan. 2020. ISSN 2178-2679. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6022>. Acesso em: 27 fev. 2020. doi: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i38.6022.