Cultura, gerencialismo e democracia na escola pública
Palavras-chave:
Cultura escolar, Cultura organizacional escolar, Democracia, LiderançaResumo
As pesquisas científicas produzidas nas duas últimas décadas sobre a cultura das organizações escolares apresentam como traço dominante a adesão a um registo de tipo gestionário, assente na crença de que as culturas integradoras promovem a excelência, a eficácia e a competitividade escolar. Igualmente presente na agenda da política educativa mais global, esta ideologia tem vindo a sustentar algumas medidas reformadoras da escola pública. Neste texto discutem-se as implicações que o uso gerencialista da cultura pode ter sobre o desenvolvimento democrático da escola. A exploração desta pressuposição apoiar-se-á, do ponto de vista metodológico, na análise de uma amostra de 239 Relatórios de Avaliação Externa das Escolas produzidos no contexto da realidade portuguesa entre 2006 e 2009. O principal objectivo prendeu-se com a apreensão dos modelos implícitos de cultura de escola e de liderança veículados pela comissão de avaliação e as suas implicações no domínio da reconfiguração do quotidiano das escolas. Na parte final do texto procura-se indagar até que ponto a agenda política de cariz gerencialista se tem dessiminado na comunidade académica e nos próprios contextos da acção educativa, designadamente no plano da reconstrução das culturas (organizacionais) escolares, na reconfiguração dos perfis de liderança e no correlativo desenvolvimento das práticas democráticas.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.