A matemática no ensino médio – a trajetória brasileira desde a década de 80 de 80 e as organizações curriculares de outros países

Autores

  • Elenilton Vieira Godoy

Palavras-chave:

Currículos, Ensino Médio, Ensino Secundário, Propostas Curriculares

Resumo

O presente artigo focaliza o papel da Matemática nos currículos do Ensino Médio. Por meio de pesquisa bibliográfica e documental, estuda propostas de diferentes períodos, com destaque à proposta curricular do Estado de São Paulo, da década de 80. Na década de 90, analisa os Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (PCNEM), da Secretaria de Ensino Médio e Tecnológico, do Ministério da Educação. O estudo realiza também uma análise comparativa entre a educação secundária no Brasil, por intermédio dos PCNEM, e a educação secundária na Espanha, na França e em Portugal. Inicialmente, a análise busca compatibilizar os sistemas. Os aspectos focados nos quatro documentos dizem respeito ao papel da matemática no ensino secundário, aos objetivos do ensino da matemática, às abordagens metodológicas, à avaliação e aos conteúdos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2022-08-16

Como Citar

GODOY, E. V. A matemática no ensino médio – a trajetória brasileira desde a década de 80 de 80 e as organizações curriculares de outros países. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 6, n. 9, p. 77-100, 2022. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/635. Acesso em: 17 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê temático