ESTADO DO CONHECIMENTO: A DIALOGICIDADE ENTRE A EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i40.6580Palavras-chave:
Estado do conhecimento, Educação inclusiva, Educação de jovens e adultosResumo
Este trabalho tem como objetivo verificar e analisar o quantitativo e o que revelam os trabalhos publicados na biblioteca virtual nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), que dialogassem com a Educação Inclusiva dentro Educação de Jovens e Adultos (EJA), em um recorte temporal do ano de 2005 a 2017. A compreensão dos dados fundamenta-se nos pressupostos da abordagem qualitativa, de caráter descritivo-reflexiva (BARDIN, 2011). Do ponto de vista técnico-metodológico, a base foi análise bibliográfica (RIZOLA; FANTIN, 2016), na qual utilizamos o método de pesquisa Estado do Conhecimento (MOROSINI, 2015). Dessa forma, buscamos os artigos que trouxessem o diálogo entre Educação Inclusiva e EJA para perceber o que os trabalhos revelavam sobre os temas, quais as ligações feitas e como eles poderiam nos ajudar a pensar a relação dialógica da temática investigada. Os resultados da pesquisa evidenciam que, apesar da relevância dos artigos analisados, ainda há muitas lacunas dentro da reflexão dessa temática: estudos que dialoguem sobre a formação de professores para atuarem na perspectiva inclusiva na EJA; qual a melhor maneira de estruturar a modalidade em uma perspectiva inclusiva; a interrelação entre os participantes; bem como os aspectos e desdobramentos curriculares dentro dessa perspectiva.
Downloads
Metrics
Referências
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília, 2019.
HAAS, Clarissa; BAPTISTA, Claudio Roberto. A Educação de Jovens e Adultos e a Educa-ção Especial: os sujeitos e as políticas públicas em foco. In: 36ª Reunião Nacional da ANPEd, 37. 2013, Goiás, Anais [...]. UFG: Goiás. Disponível em: http://36reuniao.anped.org.br/pdfs_trabalhos_aprovados/gt15_trabalhos_pdfs/gt15_3032_texto.pdf. Acesso em: 25 mar. 2020.
JARDILINO, José Rubens de Lima; ARAÚJO, Regina Magna Bonifácio de. Educação de Jovens e Adultos: sujeitos saberes e práticas. São Paulo: Cortez, 2014.
MIRON, Keren Talita Silva; REIS, Sônia Maria Alves de Oliveira. A inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais na Educação de Jovens e Adultos: algumas discussões. Revista Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 13, n. 24, p. 95-116, jan./abr. 2017. Disponível em: http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/932. Acesso em: 20 mar. 2020.
MORAES, Salete Campos de. A EJA como espaço de inclusão e empoderamento. In: MO-RAES, Salete Campos de. Educação Especial na EJA: contemplando a diversidade. Porto Alegre, Prefeitura Municipal de Educação, 2007, p. 13-22.
MOROSINI, Marília Costa; FERNANDES, Cleoni Maria Barboza. Estado do Conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções. Educação Por Escrito, Porto Alegre, v. 5, n. 2, p. 154-164, jul.-dez. 2014. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/porescrito/article/view/18875. Acesso em: 18 mar. 2020.
MOROSINI, Marilia Costa. Estado de conhecimento e questões do campo científico. Revista Educação. Santa Maria, v. 40, n. 1, p. 101-116, jan./abr. 2015. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/15822. Acesso em: 25 jan. 2020.
RANGEL, Fabiana Alvarenga. A totalidade da deficiência e os direitos do homem egoísta em apropriações da inclusão escolar. In: 34ª Reunião Nacional da ANPEd, 34., 2011, Natal. Anais [...]. Natal. Disponível em: http://34reuniao.anped.org.br/images/trabalhos/GT15/GT15-341%20int.pdf. Acesso em: 21 mar. 2020.
RIZOLA, Jairo; FANTIN, Nádia. Revisão da Literatura e Revisão Sistemática da Literatura. RELVA, Juara/MT/Brasil, v. 3, n. 2, p. 23-39, jul./dez. 2016. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/relva/article/view/1738. Acesso em: 25 jan. 2020.
SAVIANI, Dermeval. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Rev. Bras. Educ., abr. 2009, vol.14, n. 40, p. 143-155. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v14n40/v14n40a12.pdf. Acesso em: 10 fev. 2020.
VARELLA, Maria da Conceição Bezerra. EJA e Educação Especial: caminhos que se cruzam. In: 34ª Reunião Nacional da ANPEd, 34., 2011, Natal. Anais [...]. Natal. Disponível em: http://34reuniao.anped.org.br/images/trabalhos/GT18/GT18-831%20int.pdf. Acesso em: 21 de jul. 2019.
WITCHS, Pedro Henrique; LOPES, Maura Corcini. Forma de vida surda e seus marcadores culturais. Educ. Rev. [online]. 2018, vol. 34, ago. 2018. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/edur/v34/1982-6621-edur-34-e184713.pdf. Acesso em: 21 jan. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.