DIMENSÕES, SENTIDOS E SIGNIFICADOS: MAPEAMENTO DAS PRODUÇÕES DA REVISTA TEMPOS E ESPAÇOS EM EDUCAÇÃO

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo analisar as produções científicas difundidas pela Revista Tempos e Espaços em Educação, com vistas ao mapeamento das dimensões, dos sentidos e dos significados das temáticas no período de 2017-2019. Trata-se de um levantamento do tipo estado do conhecimento, visando à identificação, aos registros e à análise qualitativa dos dados, por meio da leitura flutuante dos títulos, dos resumos e da íntegra de alguns trabalhos. Os resultados sinalizam que os sentidos (re)construídos explicitam a valorização dos sujeitos numa perspectiva humanizada com histórias socioculturais que envolvem o mundo, o outro e a si mesmo, assinalando para a criação de redes interculturais de vivências e experiências de vida. Os significados apontam o valor e a importância representativa dos estudos internacionalmente para a democratização e difusão do conhecimento. A (re)significação de conceitos e metodologias indica inovações pedagógicas que estimulam a mediação e a mobilização dos processos interativos de ensinar e aprender para a transcendência da lógica formal em direção ao movimento de apropriação de saberes.

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Biografias do Autor

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Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Professora adjunta da Universidade Federal de Sergipe, atuando no Programa de Pós-graduação em Educação e na graduação pelo Departamento de Educação/Campus Prof. Alberto Carvalho. Líder do Grupo de Estudos em Educação Superior (GEES/UFS/CNPq) e membro do Grupo de Pesquisa Universitas (PUCRS/CNPq). Bolsista/tutora do PET Educação – Conexão de Saberes. 

 

 
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Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Graduado em Educação Física pela UFS. Membro do Observatório da Mídia Esportiva (OME/UFS/CNPq) e do Grupo de Estudos em Educação Superior (GEES/UFS/CNPq). Bolsista Capes. 

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Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Atua na Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (SEDUC/SE). Membro do Grupo de Estudos em Educação Superior (GEES/UFS/CNPq). 

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Publicado
2020-07-01
Como Citar
NASCIMENTO, Marilene Batista da Cruz Batista da Cruz; SANTOS, Mateus Henrique Silva; AZEVEDO, Tereza Hortencia da Silva. DIMENSÕES, SENTIDOS E SIGNIFICADOS: MAPEAMENTO DAS PRODUÇÕES DA REVISTA TEMPOS E ESPAÇOS EM EDUCAÇÃO. Práxis Educacional, [S.l.], v. 16, n. 40, p. 475-508, jul. 2020. ISSN 2178-2679. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6910>. Acesso em: 10 ago. 2020. doi: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i40.6910.