O PERCURSO DE CINCO RAPAZES INSTITUCIONALIZADOS: UM ESTUDO SOBRE A PROPOSTA EDUCATIVA DE UMA CASA DE ACOLHIMENTO EM PORTUGAL

Resumo

Apresenta-se um estudo que investigou a proposta educativa da Casa do Gaiato de Paço de Sousa, Portugal. Procurámos um diálogo ora pela reflexão teórica ora pela reflexão empírica, sempre tendo em conta esse mesmo diálogo como uma praxis científica em educação. A pesquisa enquadra-se nos parâmetros do paradigma fenomenológico-interpretativo e baseou-se em uma metodologia qualitativa e narrativa. Realizaram-se entrevistas do tipo biográfico e entrevistas semidiretivas como técnica de recolha de informação, assim como a análise de documentos e a observação, que nos proporcionaram uma interação heurística com o fenómeno estudado. A análise de conteúdo foi realizada através de uma análise transversal detalhada sobre as entrevistas aos sujeitos participantes, em suas perceções de vida antes, após entrada e durante a estadia na casa assim como de suas perceções futuras. A discussão de resultados sugere que a proposta educativa da Casa do Gaiato de Paço de Sousa se revelou significativa em suas vidas, nos seus processos de (re)inserção social, designadamente em relação a uma promoção social e escolar, de preparação para a autonomia e transição para o mundo do trabalho, de aquisição de competências, de uma construção de identidade e formação de um sujeito crítico.

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Biografias do Autor

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Doutoranda em Estudos da Criança pelo Instituto de Educação da Universidade do Minho, Braga, Portugal. Membro Colaborador do CIEC - Centro de Investigação em Estudos da Criança. 

 
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Doutora em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto, Portugal. Atual Diretora do Mestrado em Ciências da Educação da FPCEUP. Co-presidente do grupo “Identidade, Democracia, Escola, Administração e Formação” (IDEAFor) do CIIE - Centro de Investigação e Intervenção Educativas. 

Referências

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Leis

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Relatório

Relatório CASA 2016 -
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Publicado
2020-07-01
Como Citar
VALASQUES, Daiane; PEREIRA, Fátima. O PERCURSO DE CINCO RAPAZES INSTITUCIONALIZADOS: UM ESTUDO SOBRE A PROPOSTA EDUCATIVA DE UMA CASA DE ACOLHIMENTO EM PORTUGAL. Práxis Educacional, [S.l.], v. 16, n. 40, p. 509-535, jul. 2020. ISSN 2178-2679. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6911>. Acesso em: 08 ago. 2020. doi: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i40.6911.