A proposta de inclusão escolar no contexto nacional de implementação das políticas educacionais

  • Selma Norberto Matos
  • Enicéia Gonçalves Mendes

Resumo

Este trabalho desenvolve reflexões, considerações e algumas críticas à proposta de inclusão escolar no contexto nacional de implementação das políticas educacionais, tomando como base a revisão de literatura sobre o temae os resultados de uma pesquisa sobre as demandas decorrentes da educação inclusiva e das possibilidades de atuação do psicólogo escolar. O estudo começa com uma breve reflexão sobre a diversidade, situa historicamente osurgimento da proposta inclusiva e demarca um posicionamento teórico sobre o tema da inclusão escolar. Posteriormente discute a atual política nacional em Educação Especial, problematizando seus resultados no que se refere ao acesso e garantia do direito à educação do público alvo da Educação Especial, com a previsão de escolarização nas classes comuns do ensino regular. Porfim o texto apresenta alguns dos principais desafios atuais para construção de sistemas educacionais inclusivos no país, sugerindo que, na perspectiva epistemológica, a Educação e a Pedagogia, sozinhas, não darão conta desta proposição, sendo necessário recorrer a outras áreas do conhecimento eatuação, e que a Psicologia Escolar pode contribuir neste processo.

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Como Citar
MATOS, Selma Norberto; MENDES, Enicéia Gonçalves. A proposta de inclusão escolar no contexto nacional de implementação das políticas educacionais. Práxis Educacional, [S.l.], v. 10, n. 16, p. 35-59, maio 2014. ISSN 2178-2679. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/762>. Acesso em: 07 dez. 2019.
Seção
Dossiê temático