A política de inclusão escolar de uma rede de ensino municipal: concepções de um grupo de professores

  • Danúsia Cardoso Lago
  • Maria Amélia Almeida

Resumo

Estudos sobre as concepções dos professores em relação às políticas de inclusão escolar, das secretarias municipais de educação, ainda são insuficientes para conhecer a realidade dos mais de cinco mil municípiosbrasileiros. Tendo em vista que essas secretarias possuem autonomia para elaborar tais propostas, com base na Política de Inclusão Escolar brasileira, verificou-se a importância de analisar as implicações dessas medidas junto aos que atuam diretamente com os alunos do público alvo da educação especial (PAEE). O presente estudo3 teve por objetivo analisar as concepções dos professores, que atendiam alunos do PAEE, sobre a Política de Inclusão Escolar implementada pela Secretaria Municipal de Educação da qual faziam parte. O estudo desenvolveu-se em um município do interior da Bahia, no período de 2008/2010. A pesquisa caracterizou-se como descritiva utilizando-se do estudo de campo como método de coleta e da abordagem qualitativa como metodologia de análise. Participaram trinta professores da rede municipal que tinham alunos com deficiência matriculados em suas salasde aula. Os instrumentos utilizados foram: questionário de caracterização pessoal/profissional e roteiro de entrevista semi-estruturada. As entrevistas foram registradas em áudio e submetidas à Análise do Conteúdo. Os resultados apontaram que 90% dos professores participantes tinham fortes restrições a respeito da política de inclusão escolar da Secretaria Municipal de Educação da qual faziam parte, bem como indicaram mudanças necessárias à efetivação dessa política.

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Como Citar
LAGO, Danúsia Cardoso; ALMEIDA, Maria Amélia. A política de inclusão escolar de uma rede de ensino municipal: concepções de um grupo de professores. Práxis Educacional, [S.l.], v. 10, n. 16, p. 61-80, maio 2014. ISSN 2178-2679. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/763>. Acesso em: 22 set. 2019.
Seção
Dossiê temático