Ações do professor da sala de recursos multifuncionais com os professores das salas comuns, profissionais e familiares de crianças pré-escolares incluídas

  • Fabiana Cia
  • Roberta Karoline Gonçalves Rodrigues

Resumo

Os alunos com necessidades educacionais especiais (NEE) devem receber o atendimento educacional especializado (AEE), preferencialmente nas salas de recursos multifuncionais (SRM), e iniciar tal atendimento na préescola.As SRM deverão contar com a presença de professores capacitados para atuar, não apenas com os alunos, mas com os professores regulares e com a família do aluno atendido de forma que o atendimento seja mais completo e traga mais benefícios. Os objetivos do estudo foram: (a) identificarcomo ocorre a relação do professor da sala de recursos multifuncionais com o professor da sala comum, familiares e demais profissionais que atendem o aluno pré-escolar incluído e (b) verificar as sugestões para a melhoria dessarelação. Os dados foram obtidos por meio de um questionário semi-aberto, composto por cinco questões, que foi aplicado com cinco professoras da Educação Especial (A, B, C, D e E) que atuavam em três pré-escolas municipais.Os resultados mostraram uma variação entre as opiniões das participantes, em que duas delas (A e D) relataram certa dificuldade em manter contato com as famílias. Todas as participantes tentavam manter uma parceria colaborativa com os professores das salas comuns. As sugestões foram quanto à melhoria da aceitação dos alunos e a obrigatoriedade da inclusão, bem como maior participação dos pais. Verifica-se a importância da família e o papel das participantes auxiliando os professores e adaptando materiais.

DOWNLOADS

Não há dados estatísticos.
Como Citar
CIA, Fabiana; GONÇALVES RODRIGUES, Roberta Karoline. Ações do professor da sala de recursos multifuncionais com os professores das salas comuns, profissionais e familiares de crianças pré-escolares incluídas. Práxis Educacional, [S.l.], v. 10, n. 16, p. 81-103, maio 2014. ISSN 2178-2679. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/764>. Acesso em: 23 set. 2019.
Seção
Dossiê temático