La constitución de la profesión docente y su vínculo con la construcción de Estado y política educativa en Chile

Autores

  • Carla Fardella
  • Vicente Sisto

Resumo

Este artigo aborda o processo de constituição da docência como profissão, a partir do século XIX, sua relação com à forma como o Estado tem se construído, e de como, neste contexto, se está definindo a educação. A pesquisa foi realizada no Chile, país que desde 1973 instaló, de forma efetiva, o modelo neoliberal como referência para compreensão do Estado e da educação. Isso permite observar como está se transformando o marco histórico e político onde se constrói e se instala a escola e o trabalho docente, indicando algumas de suas tensões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2014-06-10

Como Citar

FARDELLA, C.; SISTO, V. La constitución de la profesión docente y su vínculo con la construcción de Estado y política educativa en Chile. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 10, n. 17, p. 17-49, 2014. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/776. Acesso em: 16 abr. 2024.