O trabalho docente no início da carreira e sua contribuição para o desenvolvimento profissional do professor

  • Franciele Roos da Silva Ilha Universidade Federal de Pelotas - UFPel
  • Álvaro Moreira Hypolito Universidade Federal de Pelotas - UFPel

Resumo

O debate acerca da fase de iniciação à carreira docente tem se intensificado nos últimos anos, diante das peculiaridades que envolvem esse período profissionalna constituição do ser professor. Este artigo tem como objetivo discutir o trabalho docente no início da carreira e a contribuição para o desenvolvimento profissional docente. Percebe-se que mesmo com as evidências de pesquisa de que o professor iniciante enfrenta muitos desafios, que podem desestimulá-lo em relação aos enfrentamentos da docência e reforçar o discurso de que este profissional iniciante é inseguro e inexperiente. A entrada na carreira carrega a possibilidade de uma identificação ou não com o trabalho docente e podedesencadear processos de desenvolvimento profissional.

DOWNLOADS

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

##submission.authorWithAffiliation##
Doutor em Educação pela Universidade de Wisconsin-Madison Professor Associado da UFPel e Pesquisador do CNPq
Como Citar
DA SILVA ILHA, Franciele Roos; HYPOLITO, Álvaro Moreira. O trabalho docente no início da carreira e sua contribuição para o desenvolvimento profissional do professor. Práxis Educacional, [S.l.], v. 10, n. 17, p. 99-114, fev. 2015. ISSN 2178-2679. Disponível em: <http://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/781>. Acesso em: 15 ago. 2020.