Discursos em torno da gestão educacional sobre qualidade da educação

Autores

  • Sandra Márcia Campos Pereira
  • Vanusa Ruas Freire Viana

Palavras-chave:

Gestão democrática, Eleição para diretor de escola, Qualidade da educação

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar discursos construídos em torno da gestão educacional para construção de uma educação de qualidade. Cabe destacar que esse texto está inserido na pesquisa intitulada “eleição para diretor de escola: democratização da gestão educacional no estado da Bahia”. A metodologia utilizada neste texto é de cunho qualitativo em que realizamos análise bibliográfica e documental. Para analisar os dados recorreremos à análise do discurso de linha francesa derivada de Michel Pêcheux, pincelada pelas ideias de Michel Foucault. Como resultados parciais podemos apontar: a) o discurso em torno da qualidade da educação perpassa vários lugares ocupados por sujeitos/instituições, porém o direcionado para a gestão como meio para alcançar a qualidade ganha destaque a partir da década de 1990; b) o sentido atribuído à gestão educacional, sobretudo a gestão democrática da educação, muda de acordo com sujeitos/instituições que o enunciam; c) a eleição para diretor de escola, apesar de ser instrumento importante na construção e consolidação da gestão democrática da educação, não se efetiva por decreto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2014-09-18

Como Citar

CAMPOS PEREIRA, S. M.; FREIRE VIANA, V. R. Discursos em torno da gestão educacional sobre qualidade da educação. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 11, n. 18, p. 199-218, 2014. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/808. Acesso em: 20 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)