Desenvolvimento profissional: percursos formativos de professores iniciantes

Autores

  • Marta Regina Brostolin
  • Evelyn Aline da Costa de Oliveira

Palavras-chave:

Professor iniciante, Percursos formativos, Desenvolvimento profissional

Resumo

Na área da educação, as pesquisas nos últimos anos tem  voltado a atenção para os professores iniciantes, seus percursos formativos e desenvolvimento profissional. Esta é a temática discutida neste texto que analisa narrativas de três professoras iniciantes de Educação Infantil da rede pública de ensino de Campo Grande, Mato Grosso do Sul.  O aporte teórico que deu sustentação a análise baseou-se em Huberman (1995); Imbernón (2001); Marcelo Garcia (1999); Nóvoa (1995, 2010) entre outros e a (auto)biografia foi a opção metodológica adotada. Os fragmentos das narrativas utilizados neste texto corroboram os dados que os estudos realizados por pesquisadores apresentam, ou seja, o período de inserção à docência não é um salto no vazio entre a formação inicial e a formação continuada, mas mostra-se fundante para se atingir um desenvolvimento profissional coerente e evolutivo. Este percurso do desenvolvimento profissional não afeta apenas o professor, mas envolve todo o corpo educativo ocorrendo no desenvolvimento da organização em que trabalham.  A escola mostra-se então um espaço fundamental na aprendizagem da docência.

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Publicado

2014-09-27

Como Citar

BROSTOLIN, M. R.; DA COSTA DE OLIVEIRA, E. A. Desenvolvimento profissional: percursos formativos de professores iniciantes. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 11, n. 18, p. 301-319, 2014. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/813. Acesso em: 24 abr. 2024.