A autonomia na aprendizagem e a educação e aprendizagem ao longo da vida: a importância dos fatores sociológicos

Autores

  • Albertina Lima de Oliveira

Palavras-chave:

Autonomia na aprendizagem, Aprendizagem autodirigida, Aprendizagem ao longo da vida, Educação de adultos

Resumo

Neste artigo, de natureza teórica, apresenta-se uma revisão das principais razões de ordem sociológica, que fundamentam a importância da promoção ativa da autonomia na aprendizagem ou aprendizagem autodirigida numa perspetiva de educação e ao longo da vida, relacionadas com as transformações científicas e tecnológicas, as mudanças económicas e políticas e as alterações nos padrões tradicionais de trabalho. Para além de se apontarem os factores sociológicos subjacentes à grande valorização do conceito de autonomia na aprendizagem na sociedade contemporânea, também se discutem as origens e significado dos conceitos de sociedade de aprendizagem, educação ao longo da vida e aprendizagem ao longo da vida, os quais se encontram intrinsecamente ligados ao primeiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2015-03-23

Como Citar

DE OLIVEIRA, A. L. A autonomia na aprendizagem e a educação e aprendizagem ao longo da vida: a importância dos fatores sociológicos. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 11, n. 20, p. 165-188, 2015. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/845. Acesso em: 24 abr. 2024.