Educação em Gramsci: aproximações com o campo da educação física

Autores

  • Ana Luiza Barbosa Anversa
  • Vânia de Fátima Matias de Souza

Palavras-chave:

Gramsci, História da educação, Formação inicial em educação física

Resumo

As relações sociais estabelecidas na sociedade pautam se no sistema neoliberal, cujo enfoque centra-se na exclusividade das palavras eficiência e qualidade, o que acaba influenciando o ambiente escolar, interferindo no processo de socialização dos saberes historicamente produzidos, precarizando o trabalho docente e restringindo as ações e atuações do professor, em todas as áreas do conhecimento em especial no campo da educação física, que enfrenta embates quanto a sua legitimidade no contexto escolar. A partir dessa constatação, o estudo, busca por meio de uma análise bibliográfica e documental, analisar as discussões no campo dos saberes historicamente produzidos a fim de verificar possíveis ilações e caminhos para estruturar um pensamento crítico reflexivo, a partir dos estudos de gramscianos, acerca da linearidade técnica instrumental, racionalizada como sendo a verdade absoluta da área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2016-04-17

Como Citar

BARBOSA ANVERSA, A. L.; MATIAS DE SOUZA, V. de F. Educação em Gramsci: aproximações com o campo da educação física. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 12, n. 23, p. 153-174, 2016. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/910. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê temático