Antropologia, etnografia e educação: questões de/para a pesquisa a partir da etnologia indígena

Autores

  • José Valdir Jesus de Santana
  • Clarice Cohn

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxis.v13i25.956

Palavras-chave:

Antropologia, Educação, Etnografia

Resumo

Neste artigo interessa-nos pensar a relação entre antropologia, etnografia e educação a partir de um duplo exercício: primeiramente, refletir acerca da possibilidade de construção de um diálogo entre antropologia, etnografia e educação, como tem sido discutido por Gusmão (1997, 2003, 2010, 2015), Dauster (1996, 2007, 2014), Rocha e Tosta (2009), Tosta e Rocha (2014), Oliveira (2012, 2013a, 2013b, 2013c), dentre outros; por outro lado, procuraremos demonstrar como esse diálogo tem sido construído a partir das experiências escolares entre povos indígenas em nosso país, e do como a etnografia tem se tornado central para a compreensão dessas experiências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2017-04-17

Como Citar

JESUS DE SANTANA, J. V.; COHN, C. Antropologia, etnografia e educação: questões de/para a pesquisa a partir da etnologia indígena. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 13, n. 25, p. 112-138, 2017. DOI: 10.22481/praxis.v13i25.956. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/956. Acesso em: 25 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)