A cultura digital, as TIC e a reconfiguração da relação professor-aluno em Rio Verde - GO

Autores

  • Dulcinéia de Oliveira Gomes
  • Antônio Álvaro Soares Zuin

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxis.v13i25.960

Palavras-chave:

Cultura Digital, TIC, Autoridade do Professor

Resumo

Na sociedade da cultura digital, novos desafios se avizinham, pois os papéis de professores e alunos de todos os níveis de ensino estão sendo cada vez mais reformulados em virtude da mediação constante das chamadas tecnologias de informação e comunicação (TIC) dentro e fora das salas de aula. Diante deste quadro, os autores deste artigo têm como objetivo analisar o modo como as estruturas identitárias dos professores da rede pública municipal de Rio Verde-Go são reconfiguradas por meio da utilização da TIC nas relações estabelecidas com seus alunos durante as atividades de ensino a aprendizagem produzidas nos laboratórios de informática das escolas rio-verdenses. Conclui-se que, em tempos da chamada distração concentrada, torna-se fundamental o papel do professor como mediador de relações conceituais com o objetivo de que o uso das TIC não se limite ao seu aspecto instrumental, mas sim contribua efetivamente para o desenvolvimento do processo formativo.

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Publicado

2017-01-18

Como Citar

GOMES, D. de O.; SOARES ZUIN, A. Álvaro. A cultura digital, as TIC e a reconfiguração da relação professor-aluno em Rio Verde - GO. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 13, n. 25, p. 198-213, 2017. DOI: 10.22481/praxis.v13i25.960. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/960. Acesso em: 20 abr. 2024.