Neurociências para estudantes: o livro didático e projetos de intervenção

Autores

  • Mauren dos Santos Oliveira
  • Fernanda Antoniolo Hammes de Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxis.v13i25.963

Palavras-chave:

Autopercepção do adolescente, Neurociências, Projetos de intervenção

Resumo

Na adolescência, o jovem vivencia uma fase de questionamentos acerca de sua identidade e de seu futuro e a autopercepção tem papel significativo nos comportamentos a serem adotados. O texto tem como escopo promover uma reflexão acerca da possibilidade de ampliar a autopercepção nos adolescentes através da exploração do conteúdo científico na área de neurociências. Tem-se como premissa o fato de que o conhecimento neurocientífico, ao propiciar um melhor entendimento do funcionamento do cérebro quando atrelado a situações cotidianas, tanto no âmbito cognitivo como social, pode contribuir para mudanças conceituais, as quais podem passar a constituir referencial para alterações comportamentais. Nesse sentido, a educação formal pode contribuir significativamente, tendo como alternativas a inserção dos conteúdos nos livros didáticos, em especial na área de biologia e programas de intervenção.

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Publicado

2017-04-14

Como Citar

OLIVEIRA, M. dos S.; HAMMES DE CARVALHO, F. A. Neurociências para estudantes: o livro didático e projetos de intervenção. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 13, n. 25, p. 251-272, 2017. DOI: 10.22481/praxis.v13i25.963. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/963. Acesso em: 16 abr. 2024.