Conocimientos didáctico-matemáticos de profesores en la perspectiva de la educación matemática

Autores

  • Edson Crisostomo
  • Shirley Patrícia Nogueira de Castro e Almeida

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxis.v13i25.965

Palavras-chave:

Conhecimentos didático-matemáticos de professores, Enfoque onto-semiótico da cognição e a instrução matemática, Processos de ensino-aprendizagem da Integral

Resumo

Este artigo contempla uma pesquisa com o objetivo de analisar as componentes mediacional e interacional do processo de ensino-aprendizagem da Integral a partir do modelo de conhecimentos didático-matemáticos (CDM) de professores de matemática. Esse modelo foi desenvolvido baseado nas ferramentas de análise do Enfoque Onto-Semiótico do Conhecimento e a Instrução Matemática. Consiste em uma pesquisa qualitativa, desenvolvida por meio de um estudo de caso realizado com dez formadores de professores de matemática, experts no processo de ensino universitário do Cálculo Integral. Nas conclusões ressaltamos a potencialidade do modelo CDM na análise e sistematização da dimensão didática da Integral que emerge dos relatos dos formadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2017-04-11

Como Citar

CRISOSTOMO, E.; NOGUEIRA DE CASTRO E ALMEIDA, S. P. Conocimientos didáctico-matemáticos de profesores en la perspectiva de la educación matemática. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 13, n. 25, p. 291-312, 2017. DOI: 10.22481/praxis.v13i25.965. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/965. Acesso em: 25 abr. 2024.