CONDIÇÕES DE TRABALHO E FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: PRÉ-TESTE DO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS

Autores

  • José Carlos Gomes Ribeiro Júnior Universidade Federal da Bahia
  • Otávio Luiz Pinheiro Aranha Universidade Federal da Bahia
  • Elza Margarida de Mendonça Peixoto Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxis.v14i30.4372

Palavras-chave:

Metodologia. Condições de Trabalho e Formação. Educação Física.

Resumo

Este artigo tem como objetivo expor a metodologia para o pré-teste do instrumento de coleta de dados que será utilizado na Pesquisa “Condições de trabalho e formação dos professores de Educação Física que atuam na rede de educação básica dos estados da região Nordeste”, em andamento a partir do Grupo de Estudos e Pesquisas Marxismos e Políticas de Trabalho e Educação da Faculdade de Educação da UFBA. A partir de pesquisa bibliográfica, são definidos: (a) os objetivos e critérios de avaliação dos instrumentos do Pré-teste; (b) a opção pelo questionário ou o formulário como método de coleta de dados; (c) a escolha do locus, do raio de aplicação do Pré-teste e das escolas nas quais serão aplicados os instrumentos, bem como (d) do método de acompanhamento pelos técnicos que aplicarão o instrumento. Discutimos a Metodologia a ser desenvolvida e indicamos possibilidades para a aplicação da mesma, visando êxito na realização do Pré-teste no que toca ao processo de aplicação e avaliação do instrumento de coleta de dados.

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Publicado

2018-10-19

Como Citar

CARLOS GOMES RIBEIRO JÚNIOR, J.; LUIZ PINHEIRO ARANHA, O.; MARGARIDA DE MENDONÇA PEIXOTO, E. CONDIÇÕES DE TRABALHO E FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: PRÉ-TESTE DO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 14, n. 30, p. 296-311, 2018. DOI: 10.22481/praxis.v14i30.4372. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4372. Acesso em: 16 abr. 2024.