NARRATIVAS MIDIÁTICAS SOBRE A SEXUALIDADE: EDUCAÇÃO, DIFERENÇAS E PROBLEMÁTICAS À FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i39.6363

Palavras-chave:

Formação docente, Narrativa midiáticas, Sexualidades

Resumo

A sexualidade humana é um dos elementos que nos permite pensar a formação das identidades dos sujeitos e, considerando que a escola é um espaço em que estão presentes múltiplos indivíduos, com suas construções identitárias, este texto tem a seguinte questão norteadora: Quais as contribuições das narrativas midiáticas para problematizar as sexualidades no espaço escolar? Para tanto, apoiamos nossas reflexões teóricas a partir dos Estudos Culturais, por entende-los como um campo que analisa a mídia como um terreno de disputa, no qual os grupos sociais lutam pelo domínio. No decorrer do texto, defendemos a ideia de que, ao levarmos as narrativas midiáticas acerca das diferentes sexualidades para o espaço escolar, contribuímos para uma ação docente que valorize os diferentes alunos e alunas que habitam a sala de aula e, ainda, buscamos demonstrar isso por meio da análise de alguns personagens da série da Netflix, intitulada Sex Educacion (2019). Concluímos, assim, que a ação pedagógica com as mídias para discutir sexualidade, possibilita o processo de visibilidade dessas múltiplas formas de ser e estar no mundo, além de colaborar com uma formação de professores e professoras comprometidas com uma política cultural implica contemplem todos os alunos e as alunas em sala em suas dimensões sociais e sexuais.

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Biografia do Autor

Delton Aparecido Felipe, Universidade Estadual de Maringá – Paraná – Brasil

Professor do Departamento de História e do Mestrado Profissional em Ensino de História da Universidade Estadual de Maringá – Paraná. Pós-Doutor em História e Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM/PR). Pesquisador do Núcleo de Estudos Interdisciplinares Afro-Brasileiros da Universidade Estadual de Maringá – Paraná (UEM/PR).

Samilo Takara

Professor do Magistério Superior no Departamento de Educação da Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Rolim de Moura/RO. Pós-doutor em Comunicação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL/PR). Doutor e mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM/PR). Graduado em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Estadual do Centro-Oeste/PR (Unicentro/PR). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Estudos Culturais e Educação Contemporânea (GEPECEC/UNIR).

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Publicado

2020-04-01

Como Citar

FELIPE, D. A.; TAKARA, S. NARRATIVAS MIDIÁTICAS SOBRE A SEXUALIDADE: EDUCAÇÃO, DIFERENÇAS E PROBLEMÁTICAS À FORMAÇÃO DOCENTE. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 16, n. 39, p. 138-160, 2020. DOI: 10.22481/praxisedu.v16i39.6363. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6363. Acesso em: 19 abr. 2024.