v. 15 n. 32 (2019): abr./jun. Dossiê Temático: Saberes docentes de intelectuais negras: mediações outras frente ao ethos acadêmico

					Visualizar v. 15 n. 32 (2019): abr./jun. Dossiê Temático: Saberes docentes de intelectuais negras: mediações outras frente ao ethos acadêmico
Publicado: 2019-05-10

Páginas iniciais

Editorial

Dossiê temático

  • APRESENTAÇÃO

    Claudia Miranda, Núbia Regina Moreira
    13-16
  • UNA ESCUELA TAN NEGRA COMO NOSOTRAS: DESAFÍOS ANTE EL RACISMO Y EL PATRIARCADO

    Rosa Campoalegre Septien
    17-32
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxis.v15i32.5040
  • DIALOGANDO AUTOETNOGRAFIAS NEGRAS: INTERSECÇÕES DE VOZES, SABERES E PRÁTICAS DOCENTES

    Maria Simone Euclides, Joselina da Silva
    33-52
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxis.v15i32.5042
  • EMANCIPACIÓN Y DESCOLONIZACIÓN: TENSIONES, LUCHAS Y APRENDIZAJES DE LOS INVESTIGADORES/AS NEGROS/AS EN LA EDUCACIÓN SUPERIOR

    Anny Ocoró Loango
    53-68
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxis.v15i32.5043
  • EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORAS/INTELECTUAIS NEGRAS NA UNIVERSIDADE: ENTRE O DIREITO À DIFERENÇA E A COMPETÊNCIA PEDAGÓGICA

    Sônia Beatriz dos Santos, Ilaina Damasceno
    69-88
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxis.v15i32.5044
  • NARRATIVA DE PRÁTICAS DOCENTES COMO INTELECTUAL NEGRA: INVENÇÕES E RASURAS

    Iris Verena Oliveira
    89-114
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxis.v15i32.5045
  • A EXPERIÊNCIA FEMININA NEGRA E SUAS INTERROGAÇÕES À POLÍTICA E PRÁTICA CURRICULARES

    Núbia Regina Moreira, Nadila Jardim Evangelista, João Paulo Lopes dos Santos
    115-131
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxis.v15i32.5046
  • PRESENÇA DE MULHERES NEGRAS NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO: CONVERSAS SOBRE O ESTÁGIO DOCENTE

    Claudia Miranda, Ana Beatriz da Silva, Carla Silva, Elaine Barbosa
    132-154
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxis.v15i32.5047

Artigos

  • CLUBE DE CIÊNCIAS COMO UM ESPAÇO DE FORMAÇÃO: CONCEPÇÕES DE MONITORES SOBRE ENSINAR CIÊNCIAS

    Beatriz Garcia Lippert, Nathália Fogaça Albuquerque, Valderez Marina do Rosário Lima
    155-173
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxis.v15i32.5048
  • O CONCEITO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL E AS POSSIBILIDADES DA EDUCAÇÃO INTEGRAL POLITÉCNICA EM MANAUS

    Antônio Carlos Maciel, Cintia Adélia da Silva, Claudinei Frutuoso
    174-204
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxis.v15i32.5050
  • QUAIS AS IMPLICAÇÕES PARA O FORTALECIMENTO DA IDENTIDADE NEGRA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR?

    Eugenia Portela de Siqueira Marques, Maria Aparecida Pereira dos Santos Ribeiro
    205-224
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxis.v15i32.5051
  • O CONCEITO DE AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NO PROGRAMA NOVO MAIS EDUCAÇÃO

    Heike Schmitz, Beatriz Noia Souza, José Luis Monteiro da Conceição
    225-250
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxis.v15i32.5053
  • EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA REFLEXÃO A PARTIR DE NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS

    Marcos Lucena da Fonseca, Maria do Carmo Barbosa de Melo
    251-273
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxis.v15i32.5054
  • AS EXPERIÊNCIAS DOS LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS COM A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

    Marília Costa Santos da Paixão, Marcelo Bruno Araújo Queiroz, Christiana Andréa Vianna Prudêncio
    274-296
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxis.v15i32.5055
  • A EDUCAÇÃO INTEGRAL NA URSS: EXPERIÊNCIAS DE MAKARENKO NA COLÔNIA GORKI E NA COMUNA DZERJINSKI

    Marilsa Miranda de Souza, Marco Antônio de Oliveira Gomes
    297-315
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxis.v15i32.5056
  • A FORMAÇÃO CONTINUADA E OS ESPAÇOS-TEMPO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ENSAIOS E EXPERIMENTAÇÕES

    Renata Sieiro Fernandes, Andrea Desidério da Silva
    316-336
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxis.v15i32.5057
  • EDUCAÇÃO INTEGRAL DE TEMPO INTEGRAL: DIAGNÓSTICO DA IMPLANTAÇÃO EM ESCOLA DO CAMPO

    Milka Oliveira de Vasconcelos, Márcia Cristina Ximenes Miranda Nunes, Solange Helena Ximenes-Rocha
    337-357
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxis.v15i32.5058
  • PESQUISA (AUTO)BIOGRÁFICA: NARRATIVAS DE SI COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO NAS ESCOLAS MULTISSERIADAS

    Charles Maycon de Almeida Mota, Fabrício Oliveira da Silva, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios
    358-377
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxis.v15i32.5059
  • ESTADO, POLÍTICAS EDUCACIONAIS E TECNOLOGIAS FRENTE ÀS DEMANDAS DO CAPITALISMO CONTEMPORÂNEO

    Maria Sueli Corrêa dos Prazeres, Ilda Gonçalves Batista
    378-391
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxis.v15i32.5060
  • A TEORIA NA PRÁTICA É OUTRA: QUEBRANDO PARADIGMAS COM INSTITUIÇÕES QUE FAZEM DIFERENÇA NA EDUCAÇÃO

    Alex Fernandes da Veiga Machado, Ana Paula Lelis Rodrigues de Oliveira, Lucimeri Mauricio Ribeiro
    392-418
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxis.v15i32.5061
  • CRIANÇAS NAS PALMAS DAS MÃOS: APONTAMENTOS PARA UMA ANÁLISE DA INFÂNCIA E DA ESCOLA EM UM MANUAL PSIQUIÁTRICO

    Julia Mayra Duarte Alves, Lívia de Rezende Cardoso
    419-440
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxis.v15i32.5062
  • TRABALHO DOCENTE NA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: UMA ANÁLISE A PARTIR DO ESTADO DA QUESTÃO

    Maria Márcia Melo de Castro Martins, Maria Marina Dias Cavalcante, Elisangela André da Silva Costa
    441-463
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxis.v15i32.5063
  • PROCESSO FORMATIVO ESCOLAR EM CONEXÃO COM A REALIDADE DO CAMPO: UMA ESCOLA POTENCIALIZANDO ESSA FUNÇÃO EDUCATIVA

    Dulcinéa Campos, José Américo Cararo
    464-480
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxis.v15i32.5064
  • FORMAÇÃO CONTINUADA EM SERVIÇO: RELAÇÕES ENTRE SEUS ASPECTOS FUNDAMENTAIS E AS PRÁTICAS INSTITUÍDAS

    Rayana Silveira Souza Longhin Lourenço, Nathália Cristina Amorim Tamaio de Souza, Edson do Carmo Inforsato
    481-498
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxis.v15i32.5065
  • INSTRUÇÃO PARANAENSE NOS OITOCENTOS: OS MÉTODOS DE ENSINO NOS ESCRITOS DE JUSTINIANO DE MELLO E SILVA

    Cristiano Ferronato, Bárbara da Silva Santos, Anderson Santos
    499-517
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxis.v15i32.5066
  • DIREITO À EDUCAÇÃO INFANTIL NA PRODUÇÃO ACADÊMICA: BUSCA POR VAGAS NESSA ETAPA DA EDUCAÇÃO BÁSICA

    Kallyne Kafuri Alves, Valdete Côco
    518-536
    DOI: https://doi.org/10.22481/praxis.v15i32.5069

Normas de publicação